Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal presente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Feiras e festivais

23.06.2022

​​​​​​​​
O Turismo de Portugal integra a representação de Portugal na 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorre entre 2 e 10 de julho em São Paulo, no Brasil, onde são esperados mais de 500 mil visitantes.  Portugal é o país convidado nesta edição histórica fruto da celebração dos 200 anos da independência do Brasil. 

A participação portuguesa no evento tem como objetivo promover os autores portugueses, reforçando o conhecimento da cultura literária portuguesa, para além de promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário, inspirando futuras viagens.

Tendo por mote a frase “É urgente viver encantado” (do escritor português Valter Hugo Mãe), a comitiva portuguesa compõe-se de 21 autores – Afonso Cruz, António Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Filipe Melo, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Kalaf Epalanga, Lídia Jorge, Maria do Rosário Pedreira, Maria Inês Almeida, Matilde Campilho, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Teolinda Gersão, Valério Romão e Valter Hugo Mãe -  bem como Luís Cardoso, o primeiro escritor timorense a vencer, em 2021, o Prémio Oceanos, e a autora moçambicana Paulina Chiziane, Prémio Camões 2021.  Vitor Sobral e André Magalhães são os 2 chefs que completam a representação nacional. A programação cultural e curadoria está a cargo da jornalista e escritora Isabel Lucas. 

O Turismo de Portugal foi responsável pela identidade gráfica e pela conceção do Pavilhão de Portugal, que dispõe de uma área de 500m2, integrando um auditório, um espaço multiusos com exposições e a réplica de um elétrico português, uma livraria e uma área destinada a programação infantojuvenil.

Nesta Bienal, o Turismo de Portugal desenvolve um conjunto alargado de iniciativas, no âmbito da vertente de comunicação/promoção do Programa de Ação para o Turismo Literário, designadamente, pela apresentação da exposição da Sketcher Tour Portugal Reload, pelo desenvolvimento de ações de capacitação do trade brasleiro na oferta de turismo literário, bem como pela dinamziação de sessões de apresentação dos projetos Sketcher Tour Reload e Viagem a Portugal Revisited com alguns dos autores envolvidos. Tambén na área Cozinhando com Palavras será possível assitir a sessões que divulgam a gastronomia nacional e as influências do Brasil.

Este evento - ponto de encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras - celebra a transformação que os livros podem trazer à vida das pessoas e prevê uma programação multicultural abrangente, onde há lugar para literatura, gastronomia, cultura, negócios e atividades de animação.

Veja os vídeos com a participação do Turismo de Portugal na Bienal Internacional do Livro de São Paulo:​

// Nome da Mesa/AtividadeViagem a Portugal Revisited
_ Nome do(s) autor(res) convidado(s): Adriana Lisboa e José Luís Peixoto
_ Nome do mediador: Lídia Monteiro
_ Data da apresentação: Domingo, 03/07
_ Hora inicial da apresentação: 15h
_ Duração: 50 min
_ Breve descrição: O centenário de José Saramago dá o mote ao projeto de turismo literário “Viagem a Portugal Revisited”, realizado pelo Turismo de Portugal em parceria com a Fundação José Saramago. Trata-se de uma revisitação aos roteiros percorridos por Saramago e descritos na sua obra Viagem a Portugal, por autores contemporâneos. José Luís Peixoto, Prémio Literário José Saramago em 2001, foi desafiado a fazer a curadoria destas viagens literárias por Portugal e foram ainda convidados os autores de outras nacionalidades como é o caso de Adriana Lisboa (Brasil) e Ondjaki (Angola). O projeto constitui uma oportunidade para dar a conhecer o que mudou nestes 40 anos e descobrir o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário. Como nos dizia Saramago, “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”. Todo o projeto estará disponível na plataforma digital Viagem a Portugal Revisited.

// Nome da Mesa/AtividadeSketchTour Portugal Reload
_ Nome do(s) autor(res) convidado(s): Afonso Cruz e Luís Araújo
_ Nome do mediador: Lídia Monteiro
_ Data da apresentação: Segunda, 04/07
_ Hora inicial da apresentação: 15h
_ Duração: 50 min
_ Breve descrição: Apresentação do projeto e da exposição “Sketch Tour Portugal” que estará patente no pavilhão de Portugal. O projeto alia a ilustração à literatura, juntando os desenhos de sketchers nacionais e estrangeiros às narrativas de onze escritores, de língua portuguesa, que atravessaram os cenários, as paisagens e vivenciaram várias experiências turísticas em Portugal. Estas viagens estão disponíveis em webisodes, num livro ilustrado e numa exposição que estreia a circulação internacional na BILSP. É possível encontrar muitas paisagens diferentes, muitas pessoas diferentes num único país, nesta terra de castelos, montanhas e parques naturais, mas também de praias, passeios de barco, de adegas ou monumentos, sem esquecer os sabores do mar e da terra. A sessão contou com a participação de dois autores e de um sketcher que irão testemunhar a sua experiência, os territórios visitados e inspirar viagens futuras a Portugal.

  • Feira
  • Livro
  • São Paulo (Brasil)
  • Portugal
  • Turismo de Portugal
  • Notícia
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image