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Laboratório Estratégico de Turismo - Madeira

Estratégia de turismo

Os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) foram espaços de discussão que promoveram a partilha de conhecimento, para a obtenção de contributos para a Estratégia para o Turismo 2027.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​No dia 31 de agosto de 2016 realizou-se no Funchal, no Museu Casa da Luz, um Laboratório Estratégico de Turismo, na Madeira, que contou com a participação de vários atores da região, nomeadamente, Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura da RAM, empresários de vários setores de atividade (hotelaria, animação, entre outros), associações empresariais, operadores e entidades culturais da região.


Excertos de algumas intervenções no LET da Região Autónoma da Madeira (RAM):
 
“É numa base de envolvimento, de acreditar que somos capazes de fazer melhor que queremos estar nesta estratégia global e ver refletidas as especificidades da madeira, do seu ADN e que a faz uma região diferente pelas suas características.”
Kátia Carvalho, Diretora Regional do Turismo da RAM
 
“A ET 27 expressa uma intenção duplamente valiosa: não deixar passar o longo-prazo e pensa também no curto-prazo.”
Roberto Santa Clara, Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira
 
“Fico muito feliz pela ET 27 ser uma estratégia que ouve os privados no seu processo de construção e que não é um documento que nos é imposto depois de estar feito, sem que tenhamos uma palavra a dizer.
Este documento estratégico não deve ficar na gaveta, deve ser consequente.”
Sérgio Gonçalves, ACIF-CCIM
 
 “Os produtos portugueses produzidos e consumidos pelo turista não estão quantificados. Se se fizer esta contabilização da produção regional para o consumo turístico concluir-se-á que o peso do turismo é muito maior do que se fala. “
“No que respeita à coesão não se pode olhar apenas para a relação Madeira/Porto Santo. Dentro da ilha da Madeira também existem assimetrias entre o Funchal e os restantes concelhos.”
“Importa requalificar o produto, adaptando-o às necessidades da procura.”
António Trindade, Porto Bay
 
 “Auscultar o mercado é sinal de grande vitalidade e de querer conhecer o mercado.”
“Sustentabilidade – Esta não é uma questão da esfera do TP é de todos os que gerem o destino. Há questões que a 20 anos serão determinantes para a qualidade do destino e que a todos devem preocupar.”  
“O turismo interno poderia ser mais dinamizado se se encontrassem mais companhias aéreas a fazer a rota, Lisboa/Porto/Madeira.”
“Importa que a Região Autónoma da Madeira tenha mais segmentos e mais ocupação.”
“Importa tratar do espaço público em ambiente urbano e «tratar da natureza» - intervenção nas infraestruturas e qualidade na sinalética.”
Bernardo Trindade,  Associação de Hotelaria de Portugal, Porto Bay
 
 “Simplificar – flexibilizar quadro tributário que permita a jovens com menos de 18 anos trabalhar 2/3h/ semana de modo a que possa haver formação desde logo durante o percurso escolar.”
António Jardim Fernandes, Dorisol Hotels
 
 “Desafio Procura: para além de saber o que o cliente quer, é preciso conhecer o que ele não quer. Porque ele não vem? A questão das tendências deve ser estudada de uma forma regular. Neste campo o observatório do turismo e a conta satélite do turismo são determinantes para saber o exato valor que o turismo tem no PIB regional.”
“Inovação – a visão de que só as startups é que inovam é redutora. Quem está no mercado já há alguns anos já está a inovar e a renovar na forma como fazem turismo permanentemente.”
“Os destinos estão cada vez mais ao alcance de todos e por isso a capacidade de retenção de turistas tende a diminuir por isso há que trabalhar o cliente enquanto embaixador.”
André Barreto, Quintinha de São João Hotel
 
 “Os cruzeiros são fundamentais para os outros concelhos além do Funchal.”
“Para o município de Machico a reabilitação urbana é determinante para a captação de investimento. Exemplo dessa urgência de reabilitação é o Forte de S. João Batista.”
Ricardo Frade, Presidente da Câmara Municipal de Machico
 
 “O pilar de intervenção do Turismo na Madeira é e será o Turismo Sénior. Importa no entanto transmitir a imagem de um destino vivo, com eventos e várias atividades para fazer.”
“O tópico principal é, sem dúvida, focar no produto e olhar para ele no futuro. O que o turista procura? O que ele espera da Madeira?”
Bruno Freitas, Grupo Savoy
 
“A primeira razão da procura do destino madeira é o clima e a segunda são os bons hotéis.”
Teresa Ferreira, Associação de Guias e Intérpretes da Madeira
 
“A criação de eventos renovados, prolongados no tempo e no espaço pode atenuar a sazonalidade. Devem existir experiências todo o ano em toda a região da Madeira.”
“Outra preocupação tem sido a reação dos locais em relação ao turismo – um município não pode estar ao serviço do turismo, esquecendo os residentes.”
“Reestruturação e requalificação do setor – só através de uma intervenção muito alargada, não só da área do turismo é que podemos ter uma verdadeira estratégia, salvaguardando as especificidades regionais.”
Eduardo Jesus, Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura da RAM
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