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ETC - European Travel Commission

Relações internacionais

A European Travel Commission é a entidade responsável pela promoção e divulgação da Europa enquanto destino turístico.

​​​​​​​​​​​​​A European Travel Commission (ETC), fundada em 1948 e da qual Portugal foi um dos membros fundadores, é a organização responsável pela promoção da Europa enquanto destino turístico.

Não sendo uma instituição dependente da União Europeia, é uma organização internacional, sem fins lucrativos, sedeada em Bruxelas, da qual fazem parte 32 organismos nacionais de promoção turística de países Europeus (Full Members):
- da União Europeia - Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Roménia;
- outros - Islândia, Mónaco, Montenegro (candidato à UE), Noruega, San Marino, Sérvia (candidato à UE), Suíça, Turquia (candidato à EU).

De entre as suas atribuições, salienta-se a promoção/marketing da Europa enquanto destino turístico em todos os países não europeus, com especial enfoque no Brasil, Canadá, E.U.A. e China, e o seu papel enquanto fórum regular de encontro e partilha de conhecimento sobre market intelligence, marketing e estratégias de turismo dos 32 Organismos Nacionais de Turismo.

A ETC tem como parceiros outras entidades relevantes a nível internacional, tais como:
- a Comissão Europeia
- OMT (Organização Mundial de Turismo)
- ETOA (European Tour Operators Association)
- WTTC (World Travel & Tourism Council)
- ACI (Airports Council International Europe)
- FEST (Foundation for European Sustainable Tourism)
- IGLTA (The International Gay & Lesbian Travel Association)
- IGCAT (International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism)
- Europa Nostra. 

Colabora também com a OCDE, estando, no entanto, o modelo de parceria por definir.

Como Membros Associados (Associate Members), conta com importantes empresas do setor como a Amadeus, Emirates, Expedia, Global Blue, Sojern, STA Travel, Eurail Group G.I.E., Value Retail e Welcome Chinese.

O portal VisitEurope é neste momento o mais importante instrumento de promoção e divulgação da Europa enquanto destino turístico, tendo recebido um financiamento comunitário para o seu desenvolvimento no âmbito do projeto Europa 2020.


Turismo de Portugal na ETC

O Turismo de Portugal tem mantido, ao longo dos anos, uma presença ativa nos órgãos de gestão da ETC, assegurando as vice-presidências da organização entre 2007 e 2010 e de novo em 2015.  

As presidências do Market Intelligence Group (MIG) e do Grupo Operacional no Mercado do Brasil (OG Brazil) são atualmente asseguradas pelo Turismo de Portugal IP. 

Em termos operacionais, o Turismo de Portugal assegura a participação na área de R&D faz dos grupos de trabalho do Market Intelligence Group (MIG), Market Intelligence Committe (MIC) e Marketing Group acompanhando os respetivos programas de trabalho anuais.


Organização e Grupo de Trabalho da ETC

General Meeting (GM)
Assembleia Geral – órgão de decisão, reunindo duas vezes ano, na Primavera e Outono.
Têm direito a assento na GM e a um voto por membro os CEOs ou equiparados de cada NTO/NTA.
Os 32 membros (full members), mediante uma quota anual, financiam os custos de operação e funcionamento da ETC.
Os Associate Members, não têm direito de voto.

Board of Directors (BoD)
Órgão de “consultoria estratégica” da General Meeting.
É composto pelo Presidente e até 3 Vice-Presidentes, 5 membros permanentes (Áustria, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha) e até 7 membros não permanentes.
A rotação dos membros não-permanentes faz-se por agregação geográfica, sendo que cada um dos grupos indica o seu representante, que vai alternando de 2 em 2 anos.
De acordo com este princípio da rotatividade, Portugal integra o Group Western, juntamente com Suíça, Irlanda e Luxemburgo.

Executive Director e Executive Unit
O Diretor Executivo (cargo remunerado) é eleito na General Meeting por um período de 2 anos; tem a seu cargo a Executive Unit e a gestão corrente de todo o trabalho da ETC e seus subgrupos operacionais. 

Overseas Operations Groups (OGs)
A GM decide quais são os Grupos Operacionais nos Mercados intercontinentais (presentemente - China, EUA, Canadá e Brasil), nomeia os seus Chairman, aprova os seus planos de ação e orçamento.
Estes OGs promovem ações de marketing in loco, desde a participação em feiras a outras atividades.

Market Intelligence Group (MIG)
Os Research Directors dos 32 NTOs são membros do Market Intelligence Group (MIG).
Este reúne 1 vez por ano em Fevereiro, elabora o Programa de Atividades de Market Intelligence a ser desenvolvido pelo grupo operacional. 

Market Intelligence Committee (MIC)
É um grupo de trabalho constituído por voluntários de países membros. Fundado em 1987, o MIC é a vertente operacional do MIG.
Com efeito trata-se de um fórum ativo para a partilha de conhecimento de market intelligence e um centro de recursos para comissionar trabalhos de research para benefício dos membros e da ETC.
A colaboração ativa com parceiros, como a UNWTO e empresas de consultoria (de renome internacional), permite uma maximização dos recursos financeiros e outputs de qualidade.

No quadro deste grupo de trabalho destaca-se o Projecto TourMIS - uma base de dados on-line, de acesso gratuito (mediante registo) que permite o acesso a estatísticas (recentes e históricas) sobre os fluxos de turistas, visitantes, dormidas, capacidade e taxas de ocupação dos 32 países membros da ETC bem como de cerca de 22 cidades Europeias. A aplicação é desenvolvida pela Universidade MODUL de Viena (MODUL University Vienna), em cooperação com o turismo Austríaco, sendo a Base de Dados alimentada, em regime de voluntariado, pelos países membros. Compreende ainda uma área com informação sobre o número de visitas a atracões.

Marketing Group
Fórum de partilha ativa de informação sobre melhores práticas.
Este grupo de trabalho fornece informação sobre como identificar, utilizar e explorar as técnicas de marketing de forma eficaz, maximizando o seu uso e eficácia quer na promoção da Europa enquanto todo, quer de cada um dos países membros.
Paralelamente, promove o desenvolvimento de uma estratégia de marketing pan-europeu, identificando formas para sistematizar e divulgar conteúdos, nomeadamente através do portal de turismo europeu VisitEurope que está online desde 21 de março de 2006.

  • Cooperação
  • Assuntos institucionais
  • Turismo de Portugal
  • European Travel Commission
  • Market Intelligence Group
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  • Marketing Group
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