Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos

Direitos humanos

23 jul 2025

Sheraton Lisboa Hotel & Spa

08h30-10h45

No âmbito do Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, assinalado a 30 de julho, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), em colaboração com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Marriott International, organiza uma sessão de sensibilização no dia 23 de julho, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, dirigida a profissionais da hotelaria e do turismo.

Esta iniciativa tem como principais objetivos formar os profissionais na identificação de sinais de tráfico de seres humanos, muitas vezes subtis, melhorar a deteção e a resposta precoce, sensibilizar para os diferentes tipos de exploração – tanto interna como transnacional – e envolver ativamente o setor da hotelaria na denúncia de casos suspeitos. ​Durante a sessão, serão também apresentados canais de denúncia, internos e externos, e reforçados protocolos de atuação rápida.

Esta ação está alinhada com o compromisso da Marriott International em defender os direitos humanos e com a crescente exigência legal de formação em matéria de tráfico de pessoas para trabalhadores do setor. O Marriott Business Council Portugal desafiou novamente a APAV e a AHP a organizar uma iniciativa de sensibilização em três partes, destinada a todos os profissionais de turismo, incluindo hotéis, restaurantes, alojamentos locais, serviços de transporte e outros, com o objetivo de os capacitar para reconhecer sinais de tráfico e saber como atuar e reportar situações suspeitas.

O tráfico de seres humanos continua a ser um crime global que afeta milhões de pessoas, exigindo medidas cada vez mais eficazes e atualizadas, tanto para combater os traficantes como para proteger as vítimas. A ONU estima que o número de vítimas traficadas dentro dos próprios países aumentou significativamente nos últimos anos, enquanto os números do tráfico transnacional permanecem alarmantemente elevados. A APAV, através dos seus Centros de Acolhimento e Proteção e da equipa APAV SAFE – Apoio a Vítimas Estrangeiras, de Crimes de Ódio e de Tráfico e Exploração de Pessoas – continua a prestar apoio especializado às vítimas, reforçando a importância da informação e da formação como ferramentas essenciais na luta contra este crime.

​​​

  • Direitos humanos
  • Conferência
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image