Portugal venceu na categoria de “Melhor Destino de Golfe do Mundo”, pelo 5.º ano consecutivo, nos World Golf Awards de 2018 cuja cerimónia decorreu este fim-de-semana, em La Manga, Murcia (Espanha).
Os greens nacionais foram igualmente distinguidos com o galardão de “Melhor Destino de Golfe da Europa”.
O sector do turismo, através de ações concertadas entre as entidades públicas e privadas, tem apostado neste segmento procurando desenvolver uma experiência turística integrada, com boas acessibilidades aéreas e terrestres bem como excelentes infraestruturas desportivas e hoteleiras.
Além disso, aspetos como o clima, a cultura, a gastronomia e os vinhos, as praias, a história, a variedade das paisagens, e sobretudo, a hospitalidade do povo português, são, certamente, elementos diferenciadores que fazem de Portugal um destino de excelência para a prática da modalidade e o seu reconhecimento tem-se verificado através dos vários prémios conquistados ao longo dos últimos anos.
Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, confirma o potencial turístico do produto, referindo que “a procura de Golfe, maioritariamente internacional, contribui de forma significativa para a existência de atividade turística ao longo de todo o ano - um dos grandes objetivos da Estratégia 2027. Temos que continuar - públicos e privados - a trabalhar na captação de novos segmentos e na fidelização dos atuais turistas, reforçando o perfil de Portugal como destino de excelência para os praticantes da modalidade”.
Existem atualmente 91 campos de golfe em Portugal (dos quais 66 têm 18 ou 27 buracos). O Algarve é a região que concentra o maior número de campos em Portugal seguido de Lisboa. Relativamente aos mercados de origem, o Reino Unido continua a ser o mercado emissor mais representativo, com cerca de 50% da procura, seguindo-se o mercado interno com 14% das voltas realizadas. Suécia (11%), Alemanha (5%) e Irlanda (5%), completam o top 5.
Os World Golf Awards visam estimular a indústria turística do Golfe e resultam da votação online de profissionais ligados ao setor, a operadores turísticos especializados e a meios de comunicação dedicados ao golfe, mas também do público.