Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Oportunidades de emprego e estágios

Recursos humanos

14.09.2022

​// Programa EstágiAP XXI no Turismo de Portugal - 2.ª edição - candidaturas até 27 set 2022

O EstágiAP XXI é um programa extraordinário de estágios na administração direta e indireta do Estado, coordenado e gerido pela DGAEP (Direção-Geral da Administração e do Emprego Público), com um total de 1658 vagas. Os estágios têm a duração de nove meses e incluem uma bolsa equiparada à primeira posição remuneratória de técnico superior. Este programa destina-se a jovens até aos 30 anos, ou até aos 35 anos se forem portadores de deficiência ou incapacidade. com uma qualificação de nível superior que corresponda, pelo menos, ao grau de licenciado.

Enquanto Entidade Promotora, o Turismo de Portugal tem 11 vagas para as seguintes áreas de formação:
_ Gestão, Administração Pública, Contabilidade; Economia (3);
_ Informática, Engenharia Informática, Sistemas e Tecnologias de Informação (1);
_ Gestão de Recursos Humanos; Comunicação, Ciências da Comunicação, Design, Design Gráfico e Multimédia (1);
_ Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Comunicação, Ciências da Comunicação (1);
_ Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Comunicação, Ciências da Comunicação; Economia (1);
_ Engenharia Mecânica; Engenharia Eletrónica, Eletrotécnica; Engenharia Civil (1);
_ Ciências e Engenharia do Ambiente; Ciências da Terra e da Vida (1);
_ Gestão de Informação e Ciência de Dados, Estatística; Informática de Gestão; Economia (1); 
_ Arquivo, Ciências da Informação e da Documentação (1).

As candidaturas realizam-se online, através do portal da Bolsa de Emprego Público e estão abertas entre 14 a 27 de setembro.

Consulte o Aviso de abertura​, assim como todas as informações sobre as candidaturas na página dedicada EstágiAP XXI, do portal da BEP. 

Email de suporte para questões relacionadas com o EstágiAP XXI: estagios@dgaep.gov.pt

​// Estágios n​o Turismo de Portugal

_ O Turismo de Portugal promove estágios em parceria com organismos nacionais e internacionais.​​​​​ Relativamente aos estágios profissionais, o Turismo de Portugal​​​​​​​​​​​​​ promove o Programa de Estágios Profissionais da Administração Central (PEPAC).

_ No âmbito dos estágios profissionais são, ainda, estabelecidas parcerias/protocolos com várias entidades, nomeadamente: Organização Mundial de Turismo (OMT), Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

_ No que se refere aos estágios curriculares, são realizados ​em articulação com diversas instituições de ensino, devendo as candidaturas ser enviadas para: recrutamento@turismodeportugal.pt​.


​​​​​​​​​​​// Estágios INOV Contacto

O INOV Contacto é uma das medidas da AICEP de apoio à internacionalização das empresas. Facilitando a entrada de estagiários altamente qualificados e motivados na sua empresa, pode ajudá-la a ir mais longe nos Mercados Externos.

Encontram-se a decorrer as inscrições para participação de empresas e/ou organismos internacionais na 25ª edição (2022) dos Estágios Internacionais INOV Contacto. Para mais informação e inscrição para receber estágio(s) na sua empresa consulte a página do INOV Contacto​.

Para as candidaturas dos estagiários o INOV Contacto tem disponível o registo para alerta da abertura de candidaturas.

O INOV Contacto realiza no dia 7 de julho o webinar Uploading the future: a próxima geração das competências internacionais, que assinala o lançamento da ​edição 25 (2022) do programa.

// Estágios na OMT

Oportunidade de estágio na OMT [aguarda abertura]

A Organização Mundial de Turismo (OMT) e o Turismo de Portugal irá recrutar 1 estagiário, para um estágio de 6 meses, a realizar na OMT, em Madrid.

Os candidatos devem, obrigatoriamente, cumprir os seguintes requisitos:
a) Formação: Académica: Grau de licenciatura, pós-graduação ou mestrado, nas áreas de Finanças, Economia ou Gestão e Administração; 
b) Língua: excelente domínio do inglês a nível oral e escrito - experiência na redação em inglês de artigos, trabalhos de pesquisa e comunicações diversas;
c) Conhecimento de outra língua oficial das Nações Unidas, preferencialmente o espanhol;
d) Excelente domínio das ferramentas Microsoft Office;
e) Trabalho em equipa: trabalhar em colaboração com os colegas para alcançar as metas organizacionais; 
f) Capacidade de trabalhar num ambiente internacional e se adaptar rapidamente a diferentes culturas de trabalho.

O estágio a conceder ao abrigo do presente programa confere direito a uma bolsa no valor de EUR 700 mensais, sujeito aos descontos legais.

Os candidatos interessados deverão remeter, a respetiva candidatura à Direção de Recursos Humanos, do Turismo de Portugal, obrigatoriamente acompanhada dos seguintes elementos de cada candidato:

_ Curriculum Vitae (Versão Portuguesa e Inglesa)
_ Certificado de Habilitações Literárias
_ Comprovativo de nível de conhecimento de língua inglesa
_ Certificados de Formação Profissional Relevantes
_ Cópia de documento de identificação
_ Cópia de Cartão de Contribuinte

As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço: recrutamento@turismodeportugal.pt, com o assunto “Candidatura – Programa de Estágios Profissionais OMT”.


// Oportunidades de emprego


_ A European Travel Commission (ETC), com sede em Bruxelas, é uma organização sem fins lucrativos que reúne as Organizações Nacionais de Turismo (NTO – National Tourism Organisations) da Europa, incluindo estados membro e não membro da União Europeia.

A sua principal missão é fortalecer o desenvolvimento sustentável da Europa enquanto destino turístico. A ETC posiciona-se na construção de parcerias e no desenvolvimento de conhecimento especializado no setor do turismo, designadamente nas áreas da promoção, do market intelligence e na partilha de boas práticas.

A ETC divulga as vagas disponíveis em ETC | Careers 


_ A Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), com sede em Madrid, no âmbito das suas atividades enquanto agência especializada das Nações Unidas responsável pela área do turismo e um fórum mundial para o debate das questões das políticas de turismo, abre pontualmente vagas para cargos técnicos e de direção.

O processo de seleção tem em consideração as qualificações académicas dos candidatos, a experiência internacional, as capacidades linguísticas, entre outros.

Vagas disponíveis na OMT: OMT | Employment​. ​​​​




  • Turismo de Portugal
  • Recursos humanos
  • Estágios
  • Emprego
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image