Procedimento concursal comum com vista ao recrutamento de trabalhador (m/f), com ou sem vínculo, nos termos do n.º 5 do artigo 30.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na redação em vigor, para ocupação de um posto de trabalho, na carreira e categoria de técnico superior (m/f) do mapa de pessoal da Direção de Redes e Conetividade/Equipa Multidisciplinar Conetividade e Operações do Turismo de Portugal, I.P., na modalidade de vínculo de emprego público, titulado por contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto.
// Caracterização sumária do posto de trabalho
Exercício de funções inerentes à carreira e categoria de técnico superior (m/f), com grau de complexidade 3, tal como descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e em conformidade com o mapa de pessoal aprovado, designadamente: Apoio técnico em todas as matérias relacionadas com a área de ‘Conectividade e Trade Marketing’, com destaque para: Análise e parecer técnico de projetos de desenvolvimento de acessibilidades aéreas e operações turísticas internacionais – geradores de fluxos dos mercados emissores externos para Portugal; Análise e parecer técnico de projetos de desenvolvimento de programação de cruzeiros fluviais e marítimos por operadores nacionais e internacionais; Análise e acompanhamento de campanhas de marketing em parceria com companhias aéreas e operadores turísticos internacionais; Elaboração de propostas e contratação de apoios no âmbito do sistema de incentivos em vigor – Programa VIP.pt; Acompanhamento da execução física e financeira dos projetos aprovados e respetivo reporting de resultados; Organização de ações de trade marketing nos mercados externos e em Portugal, em colaboração com as Equipas de Turismo, as Agências Regionais de Promoção Turística e outros parceiros.
// Nível habilitacional exigido
Em cumprimento da alínea a) do n.º 4 do artigo 33.º e artigo 86.º da LTFP e nos termos do mapa de pessoal do Turismo de Portugal, I.P. para 2024 para o cargo a prover, é necessária a titularidade de Licenciatura em Turismo, Marketing ou Gestão, não existindo a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação e ou experiência profissional.
// Outros requisitos
Conhecimento sobre o funcionamento geral dos mercados turísticos, nomeadamente na área da promoção, marketing e distribuição; Capacidade de análise de projetos de cariz comercial e de marketing e compreensão de indicadores de performance; Capacidade de negociação e orientação para resultados; Domínio fluente da língua inglesa (falado e escrito) e facilidade de comunicação com clientes internacionais; outras línguas serão valorizadas, nomeadamente alemão, francês e espanhol; Facilidade de exposição escrita e de lidar com números; Capacidade de planeamento, de organização e de autonomia na realização de tarefas; Disponibilidade para deslocações em Portugal e ao estrangeiro; É, também, valorizada experiência em funções numa ou mais das seguintes áreas: Marketing; Vendas; Aviação comercial/operação turística; Análise e acompanhamento de projetos; Administração pública.