É uma organização internacional, sem fins lucrativos, sedeada em Bruxelas, da qual fazem parte 35 organismos nacionais de promoção turística de 34 países Europeus (Full Members):
_ da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos , Polónia, Portugal, Roménia;
_ outros: Islândia, Mónaco, Montenegro, Noruega, San Marino, Sérvia, Suíça e Ucrânia.
Como Membros Associados (Associate Members), conta com importantes organizações e empresas do setor como a WTTC (World Travel & Tourism Council), HiSEAS, MMGY Global, Emirates, Sojern, Expedia, Airbnb, Eurail, Global Blue, The Bicester Collection, CrowdRiff e Google.
O portal
VisitEurope é, neste momento, o mais importante instrumento de
promoção e divulgação da Europa enquanto destino turístico, tendo recebido um financiamento comunitário para o seu desenvolvimento, no âmbito do projeto Europa 2030.
// Turismo de Portugal na ETC
O Turismo de Portugal tem mantido, ao longo dos anos, uma presença ativa nos órgãos de gestão da ETC, assegurando as vice-presidências da organização entre 2007 e 2010 e de novo em 2015. De setembro 2020 a Maio 2023, o Turismo de Portugal assegurou a Presidência da ETC. A presidência do Market Intelligence Group (MIG) foi também assegurada pelo Turismo de Portugal até 2023.
Em termos operacionais, o Turismo de Portugal assegura a participação na área de R&D e integra os grupos de trabalho do Market Intelligence Group (MIG), Market Intelligence Committe (MIC) e Marketing Group (MG), acompanhando os respetivos programas de trabalho anuais.
// Organização e Grupos de Trabalho da ETC:
_ General Meeting (GM)
A Assembleia Geral é o órgão de decisão, reunindo duas vezes ano, na Primavera e Outono. Têm direito a assento na GM e a um voto por membro os CEOs ou equiparados de cada NTO/NTA. Os 35 membros (Full Members), mediante uma quota anual, financiam os custos de operação e funcionamento da ETC. Os Membros Associados, não têm direito de voto.
_ Board of Directors (BoD)
Órgão de “consultoria estratégica" da General Meeting. É composto pelo Presidente, 2 Vice-Presidentes (atualmente Itália, Croácia e Suíça) e 11 membros rotativos. A rotação dos membros não-permanentes faz-se por agregação geográfica, sendo que cada um dos grupos indica o seu representante, que vai alternando de 2 em 2 anos.
_ Executive Director e Executive Unit
O Diretor Executivo (cargo remunerado) é eleito na General Meeting por um período de 2 anos; tem a seu cargo a Executive Unit e a gestão corrente de todo o trabalho da ETC e seus subgrupos operacionais.
_ Overseas Operations Groups (OGs)
A GM decide quais são os Grupos Operacionais nos Mercados intercontinentais (presentemente Austrália, Brasil, Canadá, China, EUA e Japão ), nomeia os seus Chairman, aprova os seus planos de ação e orçamentos. Estes OGs promovem ações de marketing in loco, desde a participação em feiras a outras atividades.
_ Market Intelligence Group (MIG)
Os Research Directors dos 35 organismos nacionais de promoção turística são membros do Market Intelligence Group (MIG). Este elabora o Programa de Atividades de Market Intelligence a ser desenvolvido pelo grupo operacional.
_ Market Intelligence Committee (MIC)
É um grupo de trabalho constituído por voluntários de países membros. Fundado em 1987, o MIC é a vertente operacional do MIG. Com efeito trata-se de um fórum ativo para a partilha de conhecimento de market intelligence e um centro de recursos para comissionar trabalhos de investigação para benefício dos membros e da ETC. A colaboração ativa com parceiros, como a UNWTO e empresas de consultoria (de renome internacional), permite uma maximização dos recursos financeiros e outputs de qualidade.
No quadro deste grupo de trabalho destaca-se o
Projeto TourMIS - uma base de dados online, de acesso gratuito (mediante registo) que permite obter estatísticas (recentes e históricas) sobre os fluxos de turistas, visitantes, dormidas, capacidade e taxas de ocupação dos 34 países membros da ETC, bem como de cerca de 22 cidades Europeias. A aplicação é desenvolvida pela Universidade MODUL de Viena (MODUL University Vienna), em cooperação com o turismo austríaco, sendo a base de d ados alimentada, em regime de voluntariado, pelos países membros. Compreende ainda uma área com informação sobre o número de visitas a atrações turísticas.
_ Marketing Group
Fórum de partilha ativa de informação sobre melhores práticas. Este grupo de trabalho fornece informação sobre como identificar, utilizar e explorar as técnicas de marketing de forma eficaz, maximizando o seu uso e eficácia quer na promoção da Europa enquanto todo, quer de cada um dos países membros. Paralelamente, promove o desenvolvimento de uma estratégia de marketing pan-europeia, identificando formas para sistematizar e divulgar conteúdos, nomeadamente através do portal de turismo europeu VisitEurope que está online desde 21 de março de 2006.