O Dia Internacional da Luz celebra-se todos anos a 16 de maio. Esta data foi escolhida por ser o aniversário da primeira operação bem sucedida com um laser, em 1960, pelo físico e engenheiro Theodore Maiman.
Este dia épara fortalece r a cooperação científica e aproveitar seu potencial para promover a paz e o desenvolvimento sustentável. Melhorar a compreensão pública de como a luz e as tecnologias baseadas em luz afetam o cotidiano de todos e são centrais para o desenvolvimento futuro da sociedade global.
Construir uma capacidade educacional mundial por meio de atividades direcionadas à ciência para jovens, abordando questões de equilíbrio de gênero, com foco especial em países em desenvolvimento e economias emergentes.
Destacar e explicar a ligação íntima entre luz, arte e cultura, aprimorando o papel da tecnologia óptica na preservação do patrimônio cultural.
Aumentar a cooperação internacional atuando como um recurso central de informações para atividades coordenadas por sociedades científicas, ONGs, agências governamentais, instituições educacionais, indústrias e outros parceiros.
Enfatizar a importância da pesquisa básica na ciência fundamental da luz, a necessidade de investimento em tecnologia baseada em luz para desenvolver novas aplicações, e a necessidade global de promover carreiras em ciência e engenharia nesses campos.
Promover a importância da tecnologia de iluminação e a necessidade de acesso à infraestrutura de luz e energia no desenvolvimento sustentável, e para melhorar a qualidade de vida no mundo em desenvolvimento.
Aumentar a conscientização de que as tecnologias e o design podem desempenhar um papel importante na obtenção de maior eficiência energética, especialmente limitando o desperdício de energia, e na redução da poluição luminosa, o que é fundamental para a preservação dos céus escuros.
O Dia Internacional da Luz consistirá em atividades coordenadas em níveis nacional, regional e internacional. As atividades serão planejadas de forma que pessoas de todas as idades e origens possam entender a importância central da luz na ciência e na cultura, além de ser uma disciplina científica transversal que pode promover o desenvolvimento sustentável.
Em várias culturas, a luz é tida como um símbolo universal de vida, de inclusão e de renovação em oposição à escuridão, que representa a ignorância e a intolerância.