Celebrado todos os anos a 21 de maio, o
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento homenageia não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para se alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou este Dia Mundial pela primeira vez em 2002, após a aprovação pela UNESCO da
Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural de 2001, que reconhece a necessidade de se “aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial”.
Com a aprovação, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas, e com a
Resolução A/C.2/70/L.59 sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2015, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento Sustentável é mais importante que nunca.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser alcançados de maneira mais efetiva ao se aproveitar o potencial criativo das diversas culturas existentes no mundo, bem como ao se envolver em um diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento sustentável.