Os projetos turísticos que mais contribuíram para o desenvolvimento e prestígio do setor em 2011 foram hoje distinguidos pelo Turismo de Portugal, numa cerimónia em que o H2otel - Congress & Medical Spa, localizado em Unhais da Serra, foi o vencedor da categoria “Novo Projeto Privado”.
A cerimónia, realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, e do presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa.
Os Prémios Turismo de Portugal pretendem, em cada ano, reconhecer, distinguir e promover os melhores projetos turísticos. À edição de 2011 concorreram 150 candidaturas às oito categorias a concurso.
O H2otel - Congress & Medical Spa é um hotel de montanha de quatro estrelas, que contempla uma grande oferta de serviços, nomeadamente na área da saúde e bem-estar.
O Martinhal Beach Resort & Hotel, em Vila do Bispo (Algarve), foi distinguido com a menção honrosa nesta categoria. Este hotel de cinco estrelas, o primeiro na região de Sagres, pretende ser o melhor resort de luxo para famílias na Europa.
O prémio “Novo Projecto Público” foi atribuído ao “Chalet e Jardim da Condessa d’Edla - novo polo turístico na Paisagem Cultural de Sintra”, da responsabilidade Parques de Sintra - Monte da Lua. O projeto de recuperação é constituído por um edifício (Chalet) com uma forte carga cénica e por um jardim de estilo romântico, que mantem uma expressiva relação visual com o Palácio da Pena.A valorização das Ruínas Romanas de Troia, integradas no TroiaResort, recebeu uma menção honrosa nesta categoria. Este projeto consistiu na primeira fase de valorização das Ruínas Romanas, com dois mil anos de história, e que é o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano (séc. I até ao VI).
O prémio “Requalificação Projeto Privado” foi atribuído ao Onyria Palmares Beach & Golf Resort, em Lagos, pela valorização da oferta turística através da requalificação de um campo de golfe emblemático, que está preparado para receber grandes torneios da modalidade.
A reabilitação do Hotel Bela Vista, em Portimão, recebeu a menção honrosa nesta categoria, sobretudo pelo aproveitamento do palacete que manteve a traça, adequando-a às necessidades de um hotel de charme de 5 estrelas.
A escolha do prémio “Requalificação Projeto Público” recaiu sobre a Rota Histórica das Linhas de Torres, que consistiu na recuperação das partes mais significativas das fortificações militares de campo, que serviram de defesa durante a Guerra Peninsular, na região oeste.
A ampliação e requalificação do Jardim Botânico do Faial, na Horta (Açores), arrecadou uma menção honrosa na categoria “Requalificação Projeto Público”.
Na categoria “Serviços” não houve vencedor mas a Get High, uma empresa de animação turística que desenvolve atividades inovadoras em Portugal nas vertentes aéreas, foi referenciada com uma menção honrosa.
O America's Cup World Series Cascais 2011, que trouxe a Portugal os melhores e mais rápidos velejadores do mundo, os mais modernos e sofisticados catamarãs e a mais recente inovação tecnológica do mundo da vela, e a Festa do Povo, um evento tradicional único em Campo Maior (Alentejo), receberam, ex-æquo, o prémio “Eventos”. As Festas do Povo consistem na decoração das ruas daquela vila do Distrito de Portalegre,sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pelos residentes de cada rua.
A 8.ª edição do Serralves em Festa recebeu uma menção honrosa nesta categoria.
O Inspira Santa Marta Hotel, em Lisboa, foi distinguido com o prémio “Sustentabilidade Ambiental”. Além das práticas de sustentabilidade ambiental com redução de custos e de consumo energético, o edifício destaca-se pela simbiose entre técnicas inovadoras de construção, a utilização de materiais naturais e a decoração inspirada nos princípios do feng-shui.
O Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira (Algarve), e o sistema de gestão ambiental do troiaresort, em Troia, foram distinguidos com uma menção honrosa nesta categoria.
O prémio “Qualidade do Serviço” foi atribuído, ex-áqueo, a três projetos: “Surpreender, surpreender, surpreender”, um programa desenvolvido pela Casa das Penhas Douradas, em torno do bem-estar do cliente; ao projeto pioneiro de turismo acessível promovido pela Câmara Municipal da Lousã que assegura uma oferta transversal de infraestruturas, equipamentos e serviços sem barreiras; e ao Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso, em Cascais, que assenta toda a sua atuação no mote ‘’Estadia de Sonho’’ e na personalização do serviço ao cliente.
O “Prémio Especial Prove Portugal” distinguiu a RTP e a Mandala pela emissão e produção dos programas “Chefs” e “Prove Portugal”, por contribuírem para a divulgação da identidade gastronómica nacional.
O júri dos Prémios Turismo de Portugal é presidido por Guilherme d’ Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, e integra Frederico Costa, presidente do Turismo de Portugal, Adília Lisboa, presidente da Comissão Executiva da Confederação do Turismo Português, António Perez Metelo, jornalista, e Jorge Marrão, partner da Deloitte Consultores.