O Turismo de Portugal distinguiu hoje oito projectos turísticos que contribuíram para o desenvolvimento do sector em 2009, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, no âmbito da realização da BTL – Feira Internacional de Lisboa.
Os Prémios Turismo de Portugal, que receberam 192 candidaturas de todo o país, destacam os melhores projectos, públicos e privados, que contribuem para o desenvolvimento do sector.
“Novo Projecto Privado”, “Novo Projecto Público”, “Requalificação Projecto Privado”, “Requalificação Projecto Público”, “Serviços”, “Eventos” e “Sustentabilidade Ambiental” foram as categorias premiadas. Foi ainda atribuído o “Prémio Especial Turismo de Portugal”, que distingue um projecto apoiado financeiramente pelo instituto nos últimos três anos.
O Tivoli Victoria, localizado em Vilamoura, foi o vencedor da categoria “Novo Projecto Privado”. Este hotel de cinco estrelas integra o projecto Vilamoura XXI e está localizado sobre os fairways do campo de golfe Oceânico Victoria (que, anualmente, recebe o evento Portugal Masters).
A Herdade da Cortesia Hotel, em Avis (Alentejo), o Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, e o Hotel The Vine, no Funchal (Madeira), foram também distinguidos com menções honrosas nesta categoria.
O prémio “Novo Projecto Público” foi atribuído ao “Empreendimento Portas do Mar”, em Ponta Delgada, da responsabilidade da Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria. Este projecto de requalificação da frente marítima da cidade de Ponta Delgada pretende relançar o potencial turístico do porto de cruzeiros.
O Museu do Douro, em Peso da Régua, e o Museu de Portimão, nesta cidade, receberam duas menções honrosas na categoria.
Os prémios “Requalificação Projecto Privado” e “Requalificação Projecto Público” recaíram, respectivamente, sobre o Hotel de Charme Casa da Ínsua, em Viseu, e a Rota do Românico do Vale do Sousa, em Lousada, no Norte do País.
O Monte Real – Hotel, Termas & Spa, em Leiria e a Recuperação do Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra, arrecadaram menções honrosas na categoria de “Requalificação Projecto Privado”. O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em Porto-de-Mós e o projecto de Valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, também foram distinguidos com menções honrosas na categoria “Requalificação Projecto Público”.
Na categoria “Serviços”, o vencedor foi a Revista UP – Ouse Sonhar Mais Alto, a publicação mensal da TAP Portugal, disponível em todos os aviões da companhia. A categoria teve também três menções honrosas, atribuídas aos “Itinerários Culturais Online” desenvolvidos pelo Turismo de Lisboa no website da associação, o “Porto Tram City Ttour”, da STCP, que se traduz num circuito turístico de sightseeing em eléctricos históricos pelo Centro Histórico do Porto e o “Guia Portugal Acessível”, o primeiro guia online com informação detalhada sobre condições de acessibilidades em sítios turísticos para pessoas com mobilidade reduzida, proposto pela Associação Salvador.
O Rip Curl Pro Search 2009 (candidatura conjunta da Rip Surf e da Câmara Municipal de Peniche), uma etapa do Campeonato do Mundo de Surf que se realizou durante 11 dias, em Outubro, em Peniche, recebeu o prémio “Eventos”.
Esta categoria teve também duas menções honrosas para as Festas de Lisboa, desenvolvidas pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e para o Vodafone Rally Portugal, organizado pelo ACP - Automóvel Club Portugal.
A Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e EcoResort, promovido pela Robinson Hotels Portugal, em Vila Real de Santo António, no Algarve, ganhou o prémio “Sustentabilidade Ambiental”.
O parque de Campismo Zmar - Eco Camping Resort & Spa, localizado em Odemira (Alentejo), e o Centro de Congressos do Estoril – Green Venue Lider Europeu ganharam menções honrosas nesta categoria.
O “Prémio Especial Turismo de Portugal”, que recai sobre um projecto que tenha recebido apoio financeiro do instituto nos últimos três anos foi atribuído à Pousada do Palácio de Estói, em Faro. A nova Pousada resultou da recuperação do Palácio de Estói, um exemplo da arquitectura romântica, civil e eclética do século XVIII e contribui para a valorização do Património Histórico da Região
O júri destes prémios anuais é presidido pelo empresário André Jordan e é constituído pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, o presidente da Confederação do Turismo Português, José Carlos Pinto Coelho, e o jornalista António Perez Metelo. A avaliação técnica das candidaturas esteve a cargo da empresa de consultoria Deloitte.
Prémios Turismo de Portugal 2009: Lista de Projectos vencedores
- Prémio Novo Projecto Privado: Tivoli Victoria, Loulé (Hotéis Tivoli)
- Prémio Novo Projecto Público: Empreendimento “Portas do Mar”, Ponta Delgada (Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria)
- Prémio Requalificação Projecto Privado: Hotel de Charme Casa da Ínsua, Viseu (Doutibelo - Empreendimentos Turísticos)
- Prémio Requalificação Projecto Público: Rota do Românico do Vale do Sousa, Lousada (Valsousa - Associação de Municípios do Vale do Sousa)
- Prémio Serviços: Revista Up - Ouse Sonhar Mais Alto (TAP Portugal)
- Prémio Animação & Eventos: Rip Curl Pro Search 2009 (Rip Surf e Camara Municipal de Peniche)
- Prémio Sustentabilidade Ambiental: Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e EcoResort, Vila Real de Santo António (Robinson Hotels Portugal)
- Prémio Especial Turismo de Portugal: Pousada do Palácio de Estói, Faro (Enatur – Empresa Nacional de Turismo)