Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Cultura, Gastronomia e Negócios levam Portugal ao Japão

Promoção do destino

12.09.2025

Nas próximas semanas, a presença de Portugal em Osaka vai ser destacada através da nossa cultura, gastronomia e empresas. O Turismo de Portugal, no âmbito da Expo 2025 Osaka, vai levar ao Japão nos dias 12 e 17 de setembro, a Tasca Portuguesa, uma ação de promoção da gastronomia nacional, em parceria com a AHRESP. A Tasca surge aqui como representação de um espaço vivo de cultura, sociabilidade e autenticidade culinária, de “comida feita à mão", que promove a ligação direta entre produtores locais, cozinheiros e viajantes.  

A gastronomia é hoje um dos principais motores de valorização do destino, não só pela sua capacidade de atrair visitantes, mas também pelo impacto que gera nas economias locais, pela promoção da sustentabilidade, da inclusão e da coesão territorial. Por isso, constitui um eixo estratégico fundamental na promoção internacional do país. Por ocasião da Expo 2025 Osaka, o Turismo de Portugal tem vindo a promover um conjunto de ações no Japão dedicadas à gastronomia portuguesa, que decorrem até outubro deste ano, e que visam reforçar o reconhecimento internacional da cozinha portuguesa como fator diferenciador e de atratividade do destino Portugal.  

Osaka assiste à fusão entre tradição e sofisticação pela mão do Chef Pedro Lemos  
Nos dias 12 e 17 de setembro, a Tasca Portuguesa viaja até ao Japão pelas mãos do chef Pedro Lemos, um dos nomes mais marcantes da gastronomia portuguesa contemporânea. Com uma habilidade única para unir tradição e inovação, Pedro Lemos vai servir uma cozinha que permanece enraizada na memória enquanto se abre ao futuro, o que lhe valeu, não só o reconhecimento dos seus clientes, como também a estrela Michelin que ostenta desde 2014. ​Em Osaka, Pedro Lemos terá a seu lado o Chef Yoshida Tetsu do restaurante Origin, reconhecido com uma estrela Michelin, num diálogo de duas culturas gastronómicas singulares. Este encontro promete uma experiência única de reinterpretação dos sabores autênticos na nossa cozinha. Os vinhos portugueses terão também destaque, com escolhas de diferentes regiões do país.​  

Aposta na promoção da gastronomia portuguesa no Japão  
No âmbito do projeto The Art of Tasting Portugal, destinado à promoção da gastronomia portuguesa no Japão, já marcaram presença no país do sol nascente nomes de referência, como Diogo Rocha (Mesa de Lemos, Viseu), Vítor Sobral (Tasca da Esquina, Lisboa), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto) e Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa), protagonizando diálogos gastronómicos com chefs japoneses nas cidades de Tóquio e Osaka.  Ainda durante o mês de setembro a Chef Michele Marques (Mercearia Gadanha, Alentejo) e o Chef Vitor Matos (Antiqvvm, Porto) marcarão presença em outras iniciativas de promoção da nossa gastronomia em Osaka e em Tóquio. Até outubro haverá também participações dos chefs Octávio Freitas (Restaurante Desarma, Madeira) e João Oliveira (Restaurante Vista, Algarve). 

De 14 a 16 de setembro, o Pavilhão de Portugal na Expo Osaka exibe a obra “Waves of our Lands"
Por estes dias, o pavilhão de Portugal em Osaka vai também receber uma iniciativa promovida por três regiões turísticas nacionais, o Porto e Norte, Centro de Portugal e Alentejo/Ribatejo. A instalação intitula-se “Waves of our Lands, tem curadoria da Fundação de Serralves, direção criativa de Nuno Maya e é criada em colaboração com o atelier OCUBO. Com esta obra, as três regiões turísticas nacionais oferecem aos visitantes uma experiência imersiva que apresenta uma leitura contemporânea da cultura e da criatividade dos seus territórios.

De 17 a 19 de setembro: VisitPortugal Travel Trade – Japão e Coreia do Sul 
Destaque ainda para o roadshow que vai percorrer o Japão e a Coreia do Sul entre 17 e 19 de setembro. Intitulado “VisitPortugal Travel Trade – Japão e Coreia do Sul", trata-se de um roadshow empresarial que reúne empresas portuguesas com operadores turísticos japoneses e que tem por objetivo facilitar a troca de informações e estabelecer parcerias comerciais. Em Osaka e em Tóquio, as 20 empresas portuguesas, o Turismo de Portugal e as Agências Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro de Portugal, Alentejo/Ribatejo e Madeira terão reuniões com cerca de 90 operadores japoneses e em Seul cerca de 40 operadores sul-coreanos. Os participantes terão oportunidade de conhecer as últimas tendências do mercado, apresentar produtos e serviços e estabelecer relações comerciais.

No conjunto, todas estas ações, com destaque para a presença nacional na Expo Osaka 2025, procuram acelerar o crescimento do mercado e aproximar a oferta turística portuguesa das preferências dos japoneses.​
​​

  • Promoção do destino
  • Promoção regional
  • Promoção turística
  • Exposição
  • Gastronomia
  • Cultura
  • Empresas
  • Negócio
  • Feira
  • Portugal
  • Japão
  • Notícia
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image