Em 2024, o Turismo de Portugal consolidou processos internos, reforçou mecanismos de monitorização e ampliou iniciativas que contribuem para a melhoria contínua do seu desempenho ambiental, social e de governação, em alinhamento com a diretiva europeia de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (CSRD – Diretiva UE 2022/2464).
Nesse âmbito, dinamizou um ciclo de webinars sobre Turismo Responsável; desenvolveu o Programa Empresas Turismo 360º, que visa comprometer as empresas com o desenvolvimento sustentável; participou em várias iniciativas e grupos associados ao clima, cidadania ambiental e mobilidade sustentável no setor do turismo; divulgou campanhas de comunicação e marketing para inspirar quem visita Portugal e transformar as viagens em experiências autênticas e sustentáveis; e lançou o programa Integrar para o Turismo, dinamizado pelas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, que trabalham diariamente na capacitação do setor e na criação de uma cultura de escola mais amiga do Ambiente e das Pessoas.
A sustentabilidade é um compromisso permanente que orienta a forma como o Turismo de Portugal gere os seus recursos, apoia os seus colaboradores e trabalha em estreita colaboração com empresas, comunidades e parceiros. Com esta visão, o Turismo de Portugal reforça o seu papel na construção de um destino mais resiliente e competitivo, assente num turismo transformador que promove a coesão territorial e dinamiza as economias locais.