A 8.ª Conferência Anual realiza-se a 3 de dezembro e assinala os 10 anos da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), criada em 2015 para valorizar a arquitetura, a paisagem e o património como elementos fundamentais da identidade cultural, do bem-estar e do desenvolvimento sustentável do país.
Passada uma década, e perante desafios atuais como a crise climática, a PNAP reforça a necessidade de uma ação transversal que envolva todos os setores público, privado e comunitário, promovendo educação, capacitação técnica e maior participação social.
O evento pretende apresentar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento da PNAP ao longo destes 10 anos, debater prioridades futuras e divulgar projetos nacionais e locais que têm contribuído para qualificar o território. Integra também a entrega do Prémio Nacional da Paisagem 2025, que celebra boas práticas alinhadas com a Convenção Europeia da Paisagem, no ano em que esta completa 25 anos.
O programa inclui sessões de abertura, apresentação de estudos, dois painéis de iniciativas emblemáticas, um debate sobre o futuro da PNAP e, à tarde, a cerimónia de entrega do Prémio Nacional da Paisagem.