A Turismo Fundos e a IP Património lançam os primeiros 6 concursos de imóveis do domínio público ferroviário, integrados no Fundo Revive Natureza.
A cerimónia, que conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, realiza-se na Estação de Vale do Peso – Crato, no dia 28 de setembro, às 15h00.
O concurso para os 6 novos imóveis do Fundo Revive Natureza (FRN) estão abertos até 19 de novembro:
_ Antigo Posto Fiscal em Monte Fidalgo - distrito de Castelo Branco, concelho de Vila Velha de Rodão;
_ Casa Florestal de Sul - distrito de Coimbra, concelho da Figueira da Foz;
_ Antiga Sede da Administração Florestal na Figueira da Foz - distrito da Coimbra, concelho da Figueira da Foz;
_ Chalet de São Pedro - distrito de Leiria, concelho da Marinha Grande;
_ Casa do Pinheiro Manso - distrito de Leiria, concelho da Marinha Grande;
_ Edifício Florestal da Abrigada - distrito de Lisboa, concelho de Alenquer.
O Fundo Revive Natureza foi criado através do Decreto-Lei n.º 161/2019, de 25 de outubro, visando a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, com o objetivo de compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dos valores em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais, atraiam novos visitantes e fixem novos residentes.
Estes 6 imóveis a concurso são do domínio público ferroviário, não afetos à exploração ferroviária, nomeadamente, terrenos, edifícios e outras instalações, sob gestão da IP Património - Administração e Gestão Imobiliária, SA (IPP) e integram-se no FRN, sob a gestão da Turismo Fundos, no âmbito de um Protocolo assinado por ambas as partes a 29 setembro 2020.