Celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro, este dia foi instituído pelas Nações Unidas com o propósito de refletir sobre o estado das cidades e o direito fundamental de todas as pessoas a uma habitação condigna.
Em 2025, esta data assinala-se a 6 de outubro, tendo como tema "Resposta à crise urbana". A celebração global tem lugar em Nairóbi, no Quénia, e é organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).
O tema deste ano visa alertar para os vários desafios que afetam as áreas urbanas em contexto de crise, nomeadamente, as alterações climáticas, os conflitos armados e as desigualdades socioeconómicas, bem como realçar a importância de uma resposta urbana eficaz, sustentável e inclusiva.
O objetivo é promover soluções escaláveis e transformadoras que contribuam para a estabilização de populações deslocadas, o reforço da coesão social e o acesso equitativo à habitação, aos serviços básicos e a uma vida urbana digna.
Assim, o Dia Mundial do Habitat de 2025 procura sensibilizar governos, instituições, profissionais de urbanismo e cidadãos para o papel fundamental do planeamento urbano, da governação local participativa e das estratégias de resiliência urbana na construção de cidades mais humanas, seguras e sustentáveis.