Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Imprensa

União Europeia

Encontre aqui os principais destaques publicados na imprensa sobre turismo e a Presidência Portuguesa da UE.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​MAIS RECENTES​

LIVRE TRÂNSITO DIGITAL
O Parlamento Europeu discute na quarta-feira e vota no dia seguinte se aprova, com urgência, a proposta legislativa para criação de um livre-trânsito digital para facilitar a circulação durante a pandemia, visando a entrada em vigor no verão.​
Lusa, 23/03/2021​​

CERTIFICADO SANITÁRIO DIGITAL
// UE/Presidência: Portugal "tudo fará" para certificado digital estar pronto em junho
A presidência portuguesa da UE “tudo fará” para que o processo legislativo para a implementação de um certificado sanitário digital relativo à covid-19 esteja concluído até junho, disse hoje em Bruxelas a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
Lusa, 23​​/03/2021​​

RECUPERAÇÃO DO SETOR AJUDADA PELO DIGITAL E INOVAÇÃO
Os diretores-gerais do Turismo da União Europeia (UE) debateram hoje como o digital e a inovação podem ajudar a recuperar o setor, num encontro, por videoconferência, promovido pela Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE).
Lusa, 08/03/2021​​

CIRCULAÇÃO DENTRO DA UE​
O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje que, na reunião informal de ministros do Turismo dos 27, vai propor medidas para "retomar o mais rápido possível a circulação dentro da União Europeia".
Lusa, 01/03/2021​​

INSTRUMENTOS FINANCEIROS
Os ministros de Turismo da Europa debateram hoje a necessidade e ajustar e estender instrumentos financeiros para o setor, tendo em conta necessidades de curto e médio prazo, disse a secretária de Estado do Turismo.​
Lusa, 01/03/2021​​

LIVRE-TRÂNSITO DIGITAL
A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos.
Lusa, 01/03/2021​​

RESTRIÇÕES ÀS VIAGENS
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) vai promover, na próxima semana, uma discussão sobre as limitações às viagens no espaço comunitário devido à pandemia de covid-19, numa altura em que Bélgica e Alemanha reimpõem medidas restritivas.​
Jornal Económico com Lusa, 15/02/2021​
VIAGENS VERÃO 2021
O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, explicou hoje que está a ser estudado "um conjunto de recomendações" para viajar sem restrições no verão, incluindo um certificado de imunidade ao coronavírus ou um teste rápido.
Lusa, 15/02/2021​

PASSAPORTES DE VACINAÇÃO​​
As a growing number of Covid-19 vaccines are being approved and vaccination campaigns are taking off, discussions are turning towards the possible introduction of a “vaccination passport” allowing vaccinated people to travel freely.
The Brussels Times, 11/02/2021​​

PRIORIDADES DO T​​URISMO NA UE
Portugal iniciou este mês de janeiro aquela que vai ser a sua quarta presidência da União Europeia desde 1986, ano em que integrou a comunidade. Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, apresentou, esta terça-feira, as prioridades a curto, médio e longo prazo que Portugal pretende promover no decorrer da sua presidência para o Turismo, setor economicamente importante para a maioria dos estados-membros, onde se inclui Portugal.​
Publituris Online, 26/01/2021​

RETOMA DO TURISM​O
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) quer os 27 Estados-membros de acordo sobre as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, criando “respostas adequadas” para permitir a retoma do turismo a nível europeu.
Lusa, 26/01/2021​


TRANSPORTES​​​
// UE/Presidência: Portugal quer garantir direitos dos passageiros aéreos mas afasta novas leis
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) quer assegurar o cumprimento dos direitos dos passageiros aéreos, nomeadamente dados os problemas re​gistados durante a pandemia de covid-19, mas afast​a avançar com negociações para reformular leis, disse hoje o Governo.
Diário de Notícias da Madeira On​line, 26/01/2021

TRANSPORTES​​​
O Governo criticou hoje o “fácil populismo” nos comentários sobre a ajuda estatal à TAP, vincando que este tipo de apoio “não é um exclusivo nacional”, mas uma tendência em toda a União Europeia (UE), dada a pandemia. “Como sabem os senhores eurodeputados, o apoio que o Governo está a dar à TAP não é um exclusivo nacional. Toda a Europa, todos os países europeus – todos sem exceção – estão a apoiar as suas companhias aéreas de bandeira”, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, falando numa audição por videoconferência na comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.
Sapo Online, 26/01/2021

TRANSPORTES​​​
​​// UE/Presidência: Conselho aprova reforço de direitos dos passageiros ferroviários​
O Conselho da União Europeia, sob presidência portuguesa, adotou hoje uma revisão do regulamento dos direitos dos passageiros dos transportes ferroviários, que serão reforçados, designadamente no caso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Este regulamento constitui um importante passo em frente no que respeita à acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida aos serviços ferroviários. Os gestores de infraestruturas e as empresas ferroviárias terão de adaptar e tornar progressivamente os serviços ferroviários acessíveis a todos”, comentou o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, presidente em exercício do Conselho de Ministros dos Transportes da UE.
Dinheiro Vivo Online, 25/01/2021

FUNDO DE RECUPERAÇÃO UE
The EU budget and coronavirus recovery fund should be used to help tourism “emerge more resilient from the crises ahead,” the EU’s internal market commissioner Thierry Breton said on Thursday (21 January).​
EUROACTIV, 22/01/2021

FUNDO DE RECUPERAÇÃO UE
O Fundo de Recuperação e orçamento da União Europeia (UE) devem ser usados para ajudar o turismo a emergir com mais resiliência às crises que se avizinham, defendeu esta quinta-feira o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton. O 'Fórum Internacional - Educação, Emprego e Formação em Turismo' foi organizado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), e pelo Turismo de Portugal, para debater a retoma, valorização e inovação deste sector da economia.
Dinheiro Vivo Online, 21/01/2021

FUNDO DE RECUPERAÇÃO UE
Comissário europeu do Mercado Interno defende que o Fundo de Recuperação e orçamento da UE devem ser usados para ajudar o turismo "a emergir com mais resiliência às crises que se avizinham. O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, defendeu esta quinta-feira que o Fundo de Recuperação e orçamento da União Europeia (UE) devem ser usados para ajudar o turismo "a emergir com mais resiliência às crises que se avizinham". O "Fórum Internacional - Educação, Emprego e Formação em Turismo" foi organizado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), e pelo Turismo de Portugal, para debater a retoma, valorização e inovação deste setor da economia.
ECO - Economia Online, 21/01/2021

REUNIÃO DE MINISTROS DO TURISMO DA UE
Os ministros do turismo da União Europeia vão reunir-se virtualmente em 01 de março para balanço do setor, num encontro extraordinário promovido pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), anunciou hoje a secretária de Estado do Turismo.​
Lusa, 21/01/2021​​

REUNIÃO DE MINISTROS DO TURISMO DA UE
Os ministros do turismo da União Europeia vão reunir-se virtualmente em 01 de março para balanço do setor, num encontro extraordinário promovido pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), anunciou hoje a secretária de Estado do Turismo.​
Notícias ao Minuto Online, 21/01/2021​​

FUNDO DE RECUPERAÇÃO UE
O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, defendeu hoje que o Fundo de Recuperação e orçamento da União Europeia (UE) devem ser usados para ajudar o turismo “a emergir com mais resiliência às crises que se avizinham”.​
Lusa, 21/01/2021

FÓRUM INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO, EMPREGO E FORMAÇÃO NO SETOR DO TURISMO
A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, sob a coordenação do Ministério da Economia e da Transição Digital, organiza, no dia 21 deste mês, quinta-feira, o Fórum Internacional: Educação, Emprego e Formação no sector do Turismo, em formato virtual. Este é um dos três eventos que o Turismo de Portugal se encontra a organizar no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o intuito de contribuir para a retoma, valorização e inovação deste setor da economia.
Opção Turismo Online, 19/01/2021


  • União Europeia
  • Conselho da União Europeia
  • Portugal
  • 2021
  • Turismo
  • Notícia
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image