Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) reuniu no Porto

Promoção do destino

20.06.2023

Imagem da Casa da Música com logotipo do Turismo de Portugal

​​​​​​​​​​​​O Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), reuniu, no dia 20 junho 2023, no Porto, tendo sido apresentadas as linhas de orientação para acesso das agências regionais de promoção turística à dotação adicional de 5 milhões de euros para a realização de Planos Extraordinários de Promoção Externa. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

A implementar pelas 7 Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), para reforço da operação das empresas portuguesas nos mercados externos, a dotação agora anunciada inscreve-se numa estratégia de crescimento sustentável do turismo nacional a nível global.

Esta reunião do CEPT, realizada fora de Lisboa, marca o primeiro evento oficial em que participou, pela primeira vez, o novo Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, sinalizando, também, a importância da proximidade com os destinos regionais.

No encontro estiveram em destaque os resultados turísticos dos primeiros 4 meses de 2023. Em comparação com o período homólogo de 2019, os números comprovam o contributo do Turismo para a recuperação da economia nacional, traduzido, entre outros registos, no aumento do número de dormidas (14,2%), no incremento do indicador hóspedes (15,1%) e das receitas geradas (43%). No que reporta ao contributo dos mercados para este desempenho, os principais países emissores foram, por esta ordem, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos.

A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será também uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano, com particular ênfase nos mercados maduros - Reino Unido, Espanha, Alemanha e França -, onde se pretende reforçar a conversão em vendas. Nos mercados de crescimento e de diversificação serão reforçadas as ações de notoriedade de Portugal e dos seus destinos regionais, a par de uma atuação mais seletiva e de oportunidades.

O CEPT mantém, portanto, no topo das prioridades estratégicas o crescimento da atividade turística, através de iniciativas que potenciem a internacionalização das empresas e das marcas portuguesas. O objetivo é reforçar o papel do turismo como fator de coesão territorial e social do País, através do reforço da promoção dos destinos turísticos regionais.


  • Promoção do destino
  • ARPT
  • Entidades Regionais de Turismo
  • Conselho Estratégico de Promoção Turística
  • Promoção turística
  • Turismo
  • Portugal
  • Turismo de Portugal
  • Reunião
  • Notícia
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image