Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal reforça presença na Expo Osaka para celebrar o 10 de junho

Promoção do destino

09.06.2025

​​​​​​​De 10 a 12 de junho, o Turismo de Portugal realiza em Osaka um programa de promoção de Portugal alicerçado na nossa cultura.  Trata-se de uma programação que celebra a arte, a música, a literatura e a gastronomia, à qual se junta o lançamento de uma campanha digital no mercado japonês, protagonizada por “Umi”, a mascote de Portugal na exposição mundial.  

No Dia de Portugal destaca-se a inauguração da instalação Oceano de Poesia onde se expõem “Poemas Verticais” de autores portugueses, inspirados na tradição japonesa de usar poemas como elementos decorativos. Esta exposição decorre no âmbito da promoção internacional, que tem vindo a ser feita, do Turismo Literário, que propõe descobrir Portugal através das palavras e das paisagens que inspiram os escritores. Serão exibidas fotografias de norte a sul do país incluindo as ilhas, às quais se juntam excertos de obras de Luís de Camões, Mariana Alcoforado, Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Dulce Maria Cardoso e José Luís Peixoto. Nos 500 anos de Camões e no Bicentenário de Camilo Castelo Branco, o objetivo é colocar Portugal no mapa dos destinos literários e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores. 

Será também inaugurada a escultura monumental A Janela, da autoria de ADD FUEL, que promete ser um dos elementos centrais da presença nacional na Expo 2025 Osaka. Com cerca de dois metros de altura e revestida a azulejos tradicionais pintados à mão pela histórica Fábrica Viúva Lamego, esta obra conjuga tradição e modernidade e integra elementos do universo gráfico japonês e da estética contemporânea do autor português. Convida ainda os visitantes a interagir com a peça, que funciona simultaneamente como obra de arte, espaço fotográfico e ponto de encontro simbólico e cultural entre Portugal e o Japão. Elemento icónico da cultura portuguesa, o azulejo é símbolo de criatividade e saber-fazer, e um dos mais poderosos vetores visuais da nossa identidade. Ao reinterpretá-lo de forma contemporânea e integrá-lo numa obra de arte pública num palco internacional, Portugal afirma a arte como um ativo diferenciador do turismo nacional, mostrando como a tradição pode inspirar inovação e gerar experiências memoráveis para quem visita. 

Ainda no dia 10 de junho, vai subir ao palco do National Hall a fadista Carminho, num momento único de celebração maior da portugalidade. Depois do sucesso da recente digressão pelas principais cidades nipónicas, com concertos totalmente esgotados, Carminho regressa a um país onde o fado é muito apreciado e sentido. 

O dia termina com uma impactante ativação de marca no centro da cidade de Osaka, que marca o lançamento de uma ambiciosa campanha de promoção digital de Portugal no Japão. O arranque desta campanha decorre numa das fachadas mais icónicas do centro da cidade, onde será exibida uma animação 3D da “Umi”, a mascote de Portugal na Expo Osaka, e que vai convidar os transeuntes a visitar Portugal. 

A campanha estende-se ainda a mais de 300 ecrãs digitais em localizações estratégicas de grande circulação em Osaka e Tóquio, incluindo praças e estações de transporte público, prevendo-se mais de 3 milhões de impressões ao longo de duas semanas, onde a cultura e a gastronomia serão o centro da promoção de Portugal como destino turístico.  

As celebrações continuam a 11 de junho, com uma edição especial do “Chá das Cinco”, iniciativa regular do Pavilhão de Portugal que sinaliza o papel histórico de Portugal na introdução do chá na Europa e posteriormente nos hábitos de consumo, mas também é uma oportunidade para divulgar a cerâmica e porcelana portuguesa através da marca Vista Alegre. Nesta edição especial, o chá português será acompanhado com uma degustação de pão de ló e de castella, colocando lado a lado a origem e a declinação japonesa desta confeção portuguesa. Estará presente a confeitaria Castella do Paulo de Quioto, onde o Chef Paulo Duarte alia a doçaria portuguesa à tradição japonesa da Castella. 

Finalmente, no dia 12 de junho, será a gastronomia nacional a protagonista. Do norte de Portugal viaja até Osaka o Chef Vasco Coelho Santos, para um encontro entre culturas à mesa, com o Chef Koji Azuma. Promove-se um diálogo de sabores que aproxima talento, tradição e inovação, entre geografias longínquas, mas que revelam muitas afinidades. 

O restaurante CHI-FU (1* MICHELIN), em Osaka, recebe o chef Vasco Coelho Santos, do restaurante Euskalduna Studio (1*MICHELIN), no Porto, para um encontro entre duas culturas gastronómicas que possuem uma riqueza e identidade culinária única. O Chef Vasco Coelho Santos vai homenagear a sua região, com pratos que evocam sabores típicos do Norte de Portugal, reinterpretados com uma linguagem contemporânea. A par das suas criações, estarão os pratos do Chef Koji Azuma, anfitrião do prestigiado restaurante japonês de inspiração chinesa, reconhecido pela sua abordagem contemporânea e criativa à cozinha asiática. O menu será harmonizado com vinhos portugueses selecionados, apresentados pelo especialista Beppu, sommelier residente do CHI-FU, reforçando o cruzamento entre gastronomia e enologia nesta experiência única. 

​Até ao final da Expo Osaka e no âmbito da estratégia de promoção delineada para o mercado, o Turismo de Portugal irá desenvolver um conjunto de iniciativas que culminam em setembro com um roadshow que congrega empresas portuguesas e japonesas num momento único para o estabelecimento de negócios, promovendo Portugal como um destino turístico de referência. 
​​

  • Promoção do destino
  • Promoção turística
  • Japão
  • Campanha
  • Exposição
  • Evento
  • Notícia
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image