Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Portugal marca presença na Expo Osaka 2025 e promove um oceano de diálogo azul

Promoção do destino

20.01.2025

​​Oceano: Diálogo Azul é o tema da participação de Portugal na Expo Osaka Kansai 2025, que decorre de 13 abr a 13 out no Japão, e cujo programa foi oficialmente apresentado a 16 de janeiro, numa cerimónia no Oceanário de Lisboa que contou com a presença do Primeiro-ministro, Luís Montenegro e do Ministro da Economia, Pedro Reis. Estiveram também presentes o Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, entidade que organiza a presença portuguesa, o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, entidade que passa a co-coordenar a participação nacional, sendo esta liderada por Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral de Portugal na Expo.

Reforçar o papel de Portugal enquanto líder de políticas do mar, numa altura em que o país se candidata a um lugar de membro permanente no Conselho de Segurança da ONU, destacar o seu contributo para a conservação oceânica e o desenvolvimento sustentável dos clusters da economia azul, promover a cultura e inspirar a vontade de visitar, estudar, trabalhar e investir em Portugal são os principais objetivos da participação nesta Expo internacional que deverá receber cerca de 28,2 milhões de visitantes.

O programa apresentado centra-se em quatro eixos de programação: economia azul, inovação, sustentabilidade e cultura, e conta com o envolvimento de cerca de 150 entidades entre as quais estão empresas, autarquias, associações, universidades e fundações. A programação de Portugal terá grande representatividade regional e diversidade temática e sectorial, o que foi conseguido através de uma coordenação partilhada entre a AICEP e o Turismo de Portugal, que conseguiram estabelecer parcerias estratégicas com entidades como a Fundação Oceano Azul, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade Católica, a Universidade Nova, a Universidade de Aveiro, as Câmaras de Lisboa e Porto, e diversas representações regionais. 

Pavilhão de Portugal, cujo tema central é a ligação de Portugal aos Oceanos, envolvendo na sua construção elementos como redes e cabos marítimos reciclados, será a sede da participação portuguesa na Expo e acolherá uma exposição permanente que destaca as relações de Portugal com o mar, criada especialmente para este contexto. A loja do Pavilhão terá diversos produtos de marcas portuguesas, um restaurante dedicado à promoção da gastronomia nacional, uma zona de atuações performativas e um espaço preparado para acolher exposições e eventos de cariz temporário.

Idealizado e concebido pelo Turismo de Portugal, o cavalo-marinho UMI ("oceano" em japonês) será a mascote de Portugal na Expo Mundial e simboliza a profunda ligação histórica e cultural entre Portugal e o Japão, evocando, de igual modo, a resiliência e a serenidade que ambos os países demonstraram ao longo dos séculos na construção de uma relação de cooperação sólida e duradoura. UMI envolve também uma mensagem de consciência ambiental e responsabilidade global. A mascote convida os visitantes da Expo a refletirem sobre a preservação dos oceanos e a importância do estabelecimento de parcerias internacionais na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.​

Salienta-se ainda que a participação portuguesa na Expo 2025 será acompanhada, pela primeira vez em iniciativas deste género, de um programa-espelho em Portugal que pretende aproximar a Expo Osaka de quem não a possa visitar, e dar a conhecer o Japão e os laços históricos e atuais entre os dois países. 

A participação de Portugal na Expo 2025 Osaka é organizada pela AICEP, e co-coordenada com o Turismo de Portugal

Veja os vídeos da participação nacional disponíveis no Youtube do Turismo de Portugal:

 


 


  • Promoção do destino
  • Exposição
  • Portugal
  • Japão
  • Oceanos
  • Sustentabilidade
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • AICEP
  • Notícia
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image