O
Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo a
21 de setembro. Este dia foi estabelecido em 1981, através da
Resolução 36/67, da Assembleia Geral das Nações Unidas, e visa assinalar o poder da solidariedade global para a construção de um mundo pacífico e sustentável.
Em 2025 o tema é : Agir Agora por um Mundo Pacífico. A paz não é apenas um ideal: é um apelo à ação.
Desde os capacetes azuis da ONU, que operam em condições difíceis nas linhas da frente dos conflitos, até membros das comunidades locais e estudantes nas salas de aula em todo o mundo, todos temos um papel fundamental a desempenhar. Devemos levantar a voz contra a violência, o ódio, a discriminação e a desigualdade; praticar o respeito no dia a dia e abraçar a diversidade que enriquece o nosso mundo.
As nossas escolhas de consumo também são formas de ação: opte por marcas com responsabilidade social ou apoie organizações que promovem a sustentabilidade e os direitos humanos.
As Nações Unidas lideram esforços globais nestas áreas, através de iniciativas como a Comissão para a Consolidação da Paz, que em 2025 celebra 20 anos de atuação no combate à pobreza, à desigualdade, à discriminação e à injustiça, causas profundas dos conflitos. Adicionalmente, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiam os países na promoção da prosperidade, saúde, educação e justiça social.
Num passo recente e significativo, a ONU adotou o Pacto para o Futuro, comprometendo-se a enfrentar desafios emergentes nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, com especial foco no envolvimento das futuras gerações.
A campanha ActNow, promovida pela ONU, tem inspirado milhões de pessoas em todo o mundo a identificar causas que lhes são próximas, comprometerem-se com ações concretas e monitorizarem o seu impacto. A aplicação móvel ActNow permite que qualquer pessoa acompanhe o efeito positivo das suas ações para um mundo mais pacífico.
A paz começa em cada um de nós. Ao juntar-se a movimentos como “A Paz Começa em Mim”, e ao partilhar mensagens de esperança e respeito, pode inspirar outros a fazer o mesmo.
Que as nossas ações pela paz ressoem mais alto do que palavras.