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Projetar Portugal​, promover o destino turístico

Promoção do destino

18.03.2024

Projetar Portugal e aumentar a notoriedade do destino turístico nos mercados internacionais faz parte da ação contínua do Turismo de Portugal, realizada em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) e recorrendo às Equipas no Estrangeiro que atuam em 25 mercados estratégicos.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Promover​ Portugal enquanto destino para visitar, viver, estudar ou investir e com capacidade para acolher grandes eventos nacionais e internacionais, posicionando o turismo como um dos fatores de competitividade e de desenvolvimento da economia nacional é o designio do Turismo de Portugal que se materializa em várias ações e plataformas enquadradas na estratégia nacional de promoção turística definida de acordo com as propostas da Direção de Marketing e Mercados​ do Turismo de Portugal.

// VisitPortugal: plataforma digital de promoção de Portugal como destino turístico
A comunicação digital para a afirmação do propósito e da proposta de valor do destino Portugal é feita através de uma plataforma multicanal. 

O VisitPortugal tem nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter canais de comunicação por excelência, com grande projeção nos vários mercados, aumentando o interesse em visitar o país e mantendo a interação com os turistas mais fiéis e as comunidades de fãs.

No Pinterest e no Blog VisitP​ortugal divulgam-se notícias e artigos de interesse que refletem o crescente interesse no país e o seu reconhecimento mundial enquanto destino turístico de excelência.

No portal oficial de promoção turística, VisitPortugal.com, são apresentadas várias sugestões de visita temática, com informação útil para planear a viagem. Disponível em dez idiomas (português, inglês, castelhano, alemão, francês, italiano, holandês, russo, japonês e mandarim), integra um serviço de atendimento ao turista.
É um meio de divulgação da oferta turística, a par dos portais regionais de promoção turística. Qualquer empresa turística licenciada poderá integrar a base de dados do VisitPortugal.com que conta com 12 mil recursos turísticos em todo o país, os quais podem ser consultados de forma contextualizada por utilizadores em todo o mundo que estejam a pensar viajar para Portugal. 
O contacto poderá ser feito através do e-mail info@visitportugal.com​.

// Campanhas online
A comunicação online é um meio privilegiado de promoção, com uma diminuição de investimento nos meios offline tradicionais. A concretização de campanhas promocionais específicas contribui, de modo determinante, para a visibilidade de Portugal e para o incremento da sua notoriedade nos mercados internacionais. Um ponto-chave da estratégia de promoção.

Can't Skip Portugal
Foi uma das campanhas mais vistas de sempre, contabilizando mais de 10 milhões de visualizações desde o seu lançamento em 2017. Apesar de ter sido implementada em 20 países, chegou, de forma orgânica, a mais de 200. Em 4 filmes, apostou-se na promoção de um destino autêntico e único, com muito para ver, provar, sentir e experimentar, a que já não se consegue ficar indiferente nos planos de viagem.

Can’t Skip Hope
Foi a mensagem de esperança que Portugal dirigiu ao mundo no contexto da pandemia de SARS-CoV-2, pretendendo manter Portugal como o destino de sonho nos planos de viagem adiados. 

Can’t Skip Tomorrow
Lançada no início de 2021, visa promover o turismo responsável e sustentável, com preocupações ambientais, com respeito pela riqueza do património local, cultural e natural e centrado na mudança de atitude na forma de viajar e fazer turismo. 

Tempo de ser / Time to Be
Campanha do Turismo de Portugal, lançada em junho de 2021, dirige-se ao mercado internacional, e também ao mercado interno. Visa estimular a procura e manter o destino no topo das preferências dos turistas, através da valorização dos ativos turísticos nacionais.

It's not tourism. It's futourism.
Campanha de promoção do turismo, lançada no dia 31 dezembro 2023, que propõe 12 resoluções de Ano Novo para o turista do futuro. Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacte positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades. A campanha utiliza imagens que, simultaneamente, remetem para expressões portuguesas, mas com uma abordagem universal, nas quais são apostos as 12 resoluções para o turista do futuro. Convoca cada pessoa a adotar uma nova forma de viajar, a viver por dentro o que visita, a mergulhar de alma e coração nos locais e tradições, a procurar menos padronização e mais humanidade, conscientes que residentes e viajantes fazem parte do mesmo propósito. 


// Ações de marca
As ativações de marca, realizadas periodicamente, destacam temas específicos de comunicação do destino (Portuguese Brands) como o turismo de natureza concretizado nos passeios a pé e de bicicleta (Portuguese Trails), o turismo literário (Ler Portugal / Read Portugal e Viagem a Portugal Revisited​), o turismo religioso (​Caminhos da Fé / Paths of Faith), o surfing (Portuguese Waves), o golfe (Portuguese Greens), o enoturismo (Wine Tourism) e os festivais de música (Portuguese Music Festivals).


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​// Ações de comunicação social e relações públicas
A realização de inúmeras ações de relaçõe​s ​públicas dirigidas a jornalistas da imprensa escrita, da televisão, da rádio ou de órgãos de comunicação online, procurando que se mantenham informados, atentos e interessados em Portugal, são ações promocionais com grande impacte na comunicação social estrangeira.
O planeamento e acompanhamento de press trips, realizadas em articulação com as Equipas de Turismo e as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), dão a conhecer o território e a oferta turística, proporcionando-lhes experiências únicas no destino e a capacidade de produção de conteúdos sobre o país.

// Feiras internacionais de turismo
A presença nas principais feiras de turismo, generalistas e temáticas, contribui para que Portugal afirme a sua imagem, promovendo a qualidade e o profissionalismo das empresas. A participação é gerida pelo Turismo de Portugal em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) criando sinergias entre as empresas, capitalizando o seu esforço conjunto e mantendo a coerência na promoção de Portugal enquanto destino único.
No Portal de Feiras e Eventos, as empresas encontram o calendário mundial de eventos, informação específica sobre cada um deles e instruções sobre a participação.

// Apoio às empresas portuguesas 
A estratégia de promoção e apoio à venda no estrangeiro dos projetos e da oferta de produtos diferenciadores em todo o país é feita em articulação com os parceiros regionais, sejam entidades públicas, associativas ou diretamente com as empresas turísticas, segundo um plano de atuação para promoção externa, gerido e acompanhado pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística. No Portal de Feiras e Eventos são divulgadas, sempre que surjam em cada mercado, oportunidades de realização de ações táticas que demonstrem constituir boas oportunidades de apoio à venda e à atividade das empresas.

// Ações destinadas a profissionais e operadores turísticos estrangeiros
O apoio a estes profissionais concretiza-se na organização e acompanhamento de viagens para conhecimento do território e obter uma maior proximidade aos produtos turísticos que compõem os temas principais de comunicação do destino. Em coordenação com as Equipas de Turismo e com a participação de empresas nacionais, sempre em articulação com as sete Agências Regionais de Promoção Turística,  são organizadas ações destinadas aos mercados externos, tais como road shows, workshops, fam trips e formação de agentes de viagens sobre o destino.
Na análise dos vários mercados emissores de turismo, são identificadas oportunidades de negócio para desenvolver ações de promoção e campanhas conjuntas com os principais operadores turísticos e agentes de viagem que desenvolvem programas com destino a Portugal e com as companhias que exploram as rotas aéreas. Assim pretende-se reforçar a capacidade aérea e as acessibilidades dos mercados externos a Portugal e ​aumentar o fluxo turístico.

// Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema
O Turismo de Portugal e o Instituto do Cinema e do Audiovisual acompanham a implementação da medida de apoio à produção cinematográfica e audiovisual em Portugal, criada no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema. Este programa de apoio visa aumentar a notoriedade do país junto do mercado internacional de produção cinematográfica, enquanto local de filmagens e pós-produção e enquanto destino turístico, através da divulgação de imagens do património e das paisagens portuguesas, criando valor de forma indireta.

// Apoio a eventos de interesse turístico (em reavaliação)
É gerida a concessão de apoios financeiros diretamente associados à organização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, possam contribuir para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos ou para o desenvolvimento da economia, a nível nacional ou regional, e que demonstrem ser relevantes para o desenvolvimento sustentável do turismo. ​

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Conheça as várias campanhas do Turismo de Portugal disponíveis no Youtube:



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