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Qualidade e sustentabilidade

Qualidade e sustentabilidade

Os conceitos de qualidade e sustentabilidade são cada vez mais relevantes, distintivos e promotores de competitividade no Turismo.​ Neste sentido, o Turismo de Portugal tem desenvolvido e colaborado em várias iniciativas que promovem a aplicação destes dois conceitos.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O conceito de qualidade tem sido amplamente debatido, existindo várias abordagens para a sua aplicação. Na gestão em turismo, este objetivo visa garantir que os serviços e produtos turísticos fornecidos correspondem ou superam as expectativas dos turistas. Em mercados cada vez mais competitivos, a preocupação com a qualidade do serviço tem crescido de forma significativa.

Do mesmo modo, o conceito de sustentabilidade tem ganho relevância para o turismo. O ano de 2017 foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), entre janeiro e agosto de 2017, 901 milhões de turistas cruzaram as fronteiras internacionais -  mais 56 milhões de turistas do que no período homólogo em 2016. Esta organização mundial prevê ainda que, em 2030, o número total de turistas internacionais atinja 1,8 mil milhões. Este crescimento tão elevado traduz a preocupação de garantir a sustentabilidade do turismo a longo prazo, baseada no equilíbrio de valores ambientais, económicos e socioculturais.

As diretrizes de desenvolvimento de turismo sustentável e da qualidade e as práticas de gestão baseadas nestes conceitos são aplicáveis a todas as formas de turismo, em todos os tipos de destinos.

Em Portugal, as políticas de sustentabilidade materializam-se na Estratégia Turismo 2027, o referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais no setor do turismo para a próxima década.​

O Turismo de Portugal, enquanto Autoridade Turística Nacional, em articulação com o Instituto Português da Qualidade (IPQ), tem, no âmbito da qualidade, um papel fundamental, no sentido de apoiar e enquadrar as iniciativas do setor privado.

O Turismo de Portugal participa regularmente na Assembleia Plenária do Comité Técnico da International Organization for Standardization, TC 228/ISO – Tourism and related services, bem como nas respetivas reuniões dos grupos de trabalho. ​​​​​​​

As Escolas do Turismo de Portugal desenvolvem há alguns anos, atividades de responsabilidade social e ambiental. Estas iniciativas foram reconhecidas, em setembro de 2019, com a atribuição do Prémio Responsabilidade Social, na Categoria Comunidade, ao projeto "Uma Educação para a Responsabilidade", uma distinção promovida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que visa identificar e reconhecer boas práticas no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade.​​​


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  • Instituto Português da Qualidade
  • European Committee for Standardization
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  • Responsabilidade social
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