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1 ano do plano de retoma do turismo “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”

Estratégia de turismo

07.07.2022

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Um ano após o lançamento e aprovação em Conselho de Ministros, o Turismo de Portugal fez o balanço da implementação e desenvolvimento do plano de ação “Reativar o Turismo. Construir o Futuro", numa sessão presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. 

Num momento em que o desempenho turístico evidencia um crescimento já em linha com o registado em 2019, antecipando em um ano as previsões do PRT (as receitas acumuladas a abril de 2022 superam as do período homólogo em 2019), o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, deu nota de que das 52 medidas constantes do plano, 40 têm já iniciativas lançadas ou em curso. Este nível de cumprimento coloca o Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro" com uma implementação acima de 78%, e a que corresponde um investimento em termos de medidas lançadas de 2,1 mil milhões de euros, cerca de 36% da dotação inicial do plano (6 mil milhões de euros).

A execução do plano pode ser consultada a qualquer momento no Dashboard, atualizado em tempo real, disponível em:

https://travelbi.turismodeportugal.pt/politicas-e-estrategia/monitorizacao-do-plano-reativar-o-turismo/

Aprovado em RCM em junho de 2021 o PRT pretende ser um guião orientador para o setor turístico, público e privado, cujas ações estão totalmente integradas com os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência e da Estratégia Portugal 2030, assegurando assim uma estratégia concertada para a retoma da economia nacional.

Alinhado com a ET2027, e incorporando os novos desafios decorrentes do impacte da pandemia no setor, nas suas múltiplas vertentes, o plano de ação prevê o investimento de 6 mil milhões de euros até 2027, através de 52 medidas distribuídas por 4 Pilares, com especial enfoque nas Empresas e Pessoas (Colaboradores, Residentes e Turistas).

Este plano tem por objetivo ultrapassar os 27 mil milhões de euros de receitas turísticas em 2027 de uma forma sustentável, gerando riqueza e bem-estar em todo o território, ao longo de todo o ano e apostando na diversificação de mercados e segmentos. 
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