Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

European Travel Commission (ETC) convida Visit Ucrânia a ser membro de pleno direito por três anos

European Travel Commission

19.05.2022



A 19 de maio a European Travel Commission (ETC) convida a Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia (State Agency for Tourism Development of Ukraine - SATD) a juntar-se à organização com uma adesão gratuita de três anos. 

A decisão foi tomada durante a 103.ª Assembleia Geral da ETC, que decorre de 18 a 20 de maio, em Liubliana, organizada pelo Turismo da Eslovénia, na qual participaram CEOs das autoridades nacionais de turismo (NTOs) de toda a Europa, membros associados da ETC da indústria privada, tendo a Presidente da SATD Mariana Oleskiv,  participado na Assembleia Geral, remotamente, como convidada honorária. 

Durante a Assembleia Geral, a ETC manifestou a sua solidariedade para com a Ucrânia. Numa demonstração de apoio, os países membros da ETC votaram favoravelmente a adesão da SATD, gratuita por pelo menos três anos, num gesto de boas-vindas à Ucrânia, numa base permanente. Este compromisso assegura o apoio da ETC à agência de turismo ucraniana, fornecendo acesso a todos os seus recursos e dados de pesquisa. Estima-se que, através desta adesão, a SATD esteja mais bem posicionada para ajudar a criar estratégias para a recuperação do seu setor de viagens, num momento pós-conflito.  O apoio ao turismo da Ucrânia é consonante com  a missão da ETC que, através da cooperação, visa reforçar e promover a Europa como destino nos mercados estrangeiros e criar valor no turismo junto dos destinos europeus – objetivo relevante tendo em conta o impacte negativo que o conflito gera nos países limítrofes da Ucrânia e da Rússia, bem como nos destinos europeus que são recetores de turistas ucranianos e russos.

A Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia (SATD) promove o turismo ucraniano nos mercados internos e externos. Desde fevereiro, com o conflito, o programa de trabalho da SATD foi drasticamente alterado. Mariana Oleskiv partilhou, em primeira mão, insights sobre o impacte devastador da guerra em curso no setor de viagens da Ucrânia. Atualmente, a SATD fornece informações sobre a situação na Ucrânia, coordena os esforços da comunidade turística ucraniana na organização de evacuações e abrigos temporários, bem como na identificação de oportunidades de emprego para profissionais da indústria em regiões seguras. 

Ao comentar a decisão, o Presidente da ETC, Luís Araújo, referiu que : «a European Travel Commission continua firme na sua condenação da invasão militar russa da Ucrânia. O princípio fundador da ETC reside na promoção das viagens como catalisador para a paz, compreensão e respeito. Estender a adesão à Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia é um ato de solidariedade e a ETC fará o possível para apoiar seus colegas ucranianos. Acreditamos firmemente que o turismo é um instrumento de paz e apoiamos a Ucrânia para ajudar a reconstruir o seu setor de viagens, uma vez que a situação o permita.»

A Presidente da SADT, Mariana Oleskiv, congratulou-se com a decisão, declarando: «a Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia aceita com agrado este convite de adesão à European Travel Commission. Nestes tempos terríveis em que o nosso país e a nossa indústria estão a ser atacados, é encorajador receber um apoio tão forte dos nossos parceiros em toda a Europa. A Ucrânia pertence à família europeia e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a ETC. Vamos restaurar as viagens e o turismo da Ucrânia e torná-los melhor juntos!


  • Notícia
  • 2022
  • European Travel Commission
  • Turismo
  • Cooperação
  • Cooperação multilateral
  • Europa
  • Portugal
  • Ucrânia
  • Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image