Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Portugal é o 12º país mais competitivo do mundo no ranking de competitividade do turismo do Fórum Económico Mundial

Turismo

04.09.2019

​Pela primeira vez Portugal está no 1.º lugar no sub-índice da qualidade das infraestruturas turísticas​​​

Portugal atingiu pela primeira vez a liderança mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas, de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum, WEF), hoje divulgado e o qual faz uma análise aprofundada do turismo em 140 economias mundiais.​

​No referido relatório, Portugal atinge pela primeira vez o 12.º lugar no ranking de competitividade a nível mundial, depois de, em 2017,  já ter atingido o 14.º lugar.

O nosso país surge no 1.º lugar mundial na componente de infraestruturas turísticas (que avalia a qualidade da oferta turística), subindo a sua posição em relação a países como a Áustria, a Espanha e os Estados Unidos da América. ​

​Portugal está na posição mais elevada de sempre, tendo subido oito posições desde 2013 (20.º lugar) e três lugares desde 2015 (15.º lugar). 

Adicionalmente, Portugal subiu cinco lugares na componente de recursos naturais e culturais (de 20.º para 15.º lugar), transporte aéreo (de 31.º para o 21.º lugar), na prontidão na adoção das TIC (de 41.º para 38.º) ou ainda na priorização do turismo (de 14.º para 12.º), refletindo a forte aposta que tem sido atribuída à captação de ligações internacionais e no alargamento do turismo a todo o território e ao longo de todo o ano.
Este índice avalia individualmente um conjunto de 14 componentes, e as respetivas ponderações colocam Portugal no 12.º lugar como país mais atrativo para investir em turismo, a nível mundial.

O Fórum Económico Mundial (World Economic Forum - WEF) é uma organização internacional para a cooperação público-privada. Criado em 1971 como uma fundação sem fins lucrativos, promove o envolvimento dos principais líderes políticos, empresariais e outros relevantes da sociedade no sentido de desenhar e estabelecer agendas globais, regionais e industriais em prol de um mundo melhor. Organiza, entre outras, a reunião anual de líderes em Davos.​

De entre os documentos que produz, encontra-se o relatório de competitividade de viagens e turismo, publicado de dois em dois anos. Este relatório inclui um índice de competitividade de 140 países construído com base num conjunto de 90 indicadores individuais, organizados em 14 pilares e em 4 sub-índices.
  • Portugal
  • Competitividade
  • Turismo
  • 2019
  • Notícia
  • Cooperação
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image