A 17 de maio celebra-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, uma comemoração criada pela ITU - International Telecommunication Union, a 17 de maio de 1865, na primeira Convenção Internacional de Telegrafia que decorreu em Paris.
Este ano, o tema centra-se na igualdade de género na transformação digital, conforme estabelecido pela Resolução 1416 do Conselho da UIT (União Internacional das Telecomunicações) em 2023. A Transformação Digital Sustentável é um dos Objetivos Estratégicos da União, aprovado na Conferência Plenipotenciária da UIT de 2022, com o objetivo de promover o uso equitativo e inclusivo das tecnologias de telecomunicações e comunicação (TICs) para capacitar pessoas e sociedades em prol do desenvolvimento sustentável.
Embora o mundo esteja a caminhar lentamente para a paridade de género no uso da Internet, de acordo com o relatório ITU Facts and Figures 2024, estima-se que 70% dos homens usem a Internet mundialmente em 2024, em comparação com 65% das mulheres. Divisões de género, geográficas e económicas continuam a impedir o acesso equitativo à Internet. A igualdade para mulheres no setor das TIC continua a ser um desafio, sendo fundamental estender os benefícios das novas tecnologias a todos os habitantes do planeta, independentemente da idade, género, capacidade ou localização.
Em 2025, o 30.º aniversário da Plataforma de Ação de Pequim oferece uma oportunidade para acelerar a ação em prol da igualdade de género na transformação digital. A Agenda de Ação Beijing+30 inclui ações-chave para promover a igualdade de género, como o fechamento da lacuna digital de género. Este dia marca a fundação da União Internacional das Telecomunicações (UIT) – a Agência das Nações Unidas para as Tecnologias Digitais. Esta celebração anual ajuda a aumentar a conscientização sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem trazer para as sociedades e economias, além de destacar as formas de reduzir a divisão digital. Em 2025, a UIT celebrará o seu 160.º aniversário.
O evento sublinha a importância de reduzir as desigualdades digitais, promover o acesso universal às TICs e garantir que todas as pessoas, independentemente do género, tenham a oportunidade de beneficiar da transformação digital em curso.