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Turismo de Portugal promove “À descoberta do Turismo Industrial”

Notas de imprensa

08.04.2022

O Turismo de Portugal assinala o arranque da agenda de atividades “À descoberta do Turismo Industrial” que se realizam por todo o país, de 8 a 14 de abril, para revelar o património e a indústria viva que caracterizam e diferenciam a oferta e os territórios de Portugal. 
 
“À descoberta do Turismo Industrial” visa dar visibilidade à rede nacional de oferta de Turismo Industrial, que já conta com cerca de 160 recursos, e integra visitas guiadas, workshops, exposições, demonstrações, exibições de filmes e documentários, degustações e provas, entre mais de 90 experiências, dedicadas a toda a família. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores, e dos demais parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, cujo programa pode ser consultado na respetiva  Agenda.  
 
Em alinhamento com a Estratégia Turismo 2027, o Programa de Estruturação da Oferta de Turismo Industrial foi lançado em janeiro de 2020, com o objetivo de promover uma oferta turística diferenciadora, ancorada em ativos dos territórios, que reforce a atratividade dos territórios de baixa densidade e capte mercado nacional e internacional, ao longo de todo o ano. 
 
A dinamização do Programa tem vindo a ser feita através do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenado pelo Turismo de Portugal e que integra as Entidades Regionais de Turismo, incluindo Açores e Madeira, o qual tem vindo a desenvolver várias iniciativas, de âmbito nacional, através de uma atuação concertada com os agentes dos territórios, públicos e privados, privilegiando assim uma abordagem nacional de dinamização de networking que permita ganhar escala e maior notoriedade.   
 
Os objetivos prendem-se, assim, com proporcionar serviços de qualidade comuns a todos os recursos de Turismo Industrial, nomeadamente, no que concerne às condições de visitação e implementação de medidas que propiciem visitas inclusivas em termos de acessibilidade e sustentabilidade. O Guia De Boas Práticas, disponibilizado pelo Grupo Dinamizador da RPTI, incorpora essa missão. 
 
Num contexto de progressivo desenvolvimento, o Turismo Industrial pretende dar resposta às expectativas dos turistas de hoje que procuram experiências autênticas e originais, de maior contacto com as comunidades e com os aspetos identitários dos territórios. Compreender o processo de fabrico (atual ou passado) de um determinado produto, perceber o modo de funcionamento da maquinaria ou da tecnologia e experimentar o produto final, são exemplos deste tipo de turismo. Estas experiências relacionadas com processos produtivos podem ter lugar em locais de indústria viva (como fábricas em laboração), ou de património industrial (como núcleos museológicos, minas ou locais que testemunham o seu passado industrial). Assim, o Turismo Industrial permite diferenciar a oferta turística de determinados territórios, incluindo aqueles de interior, através da valorização e partilha de aspetos identitários que conferem autenticidade à experiência. 
 
A ambição é crescer em número de recursos envolvidos, de modo a dar consistência à oferta, nas diversas regiões, e registar uma evolução gradual em número de visitantes nacionais e internacionais. Interessa, ainda, que as empresas reconheçam, no Turismo Industrial, uma forma de valorizar os seus processos produtivos, os seus colaboradores e, também, de incrementar a sua notoriedade e vendas. 
 
Em Portugal, o projeto mais consolidado e também pioneiro em matéria de Turismo Industrial é o município de São João da Madeira que, em 2022, assinala dez anos de atividade com cerca de 284 mil visitas, 64% das quais feitas às fábricas do concelho. 
 
Contudo, o valor do turismo industrial não se esgota nestas dimensões, mas também, no caso da indústria viva, no impacto que as visitas podem ter, quer na captação ou fidelização de clientes para os respetivos produtos, reforçando uma relação mais emocional do cliente/visitante com o produto/a marca, quer na valorização e reconhecimento dos colaboradores envolvidos no processo produtivo e que, no contexto de visitas, podem partilhar o seu saber e experiência.  
 
No contexto internacional, França é uma referência em termos de Turismo Industrial, particularmente na sua vertente de indústria viva. Os dados mais recentes referem 15 milhões de visitantes, com duas mil empresas integradas em redes de Turismo Industrial, com 21% de visitantes estrangeiros (associação Entreprise et Découverte, dados 2019). 
 
Desde a Indústria Viva, ao Património Industrial, é fundamental contribuir para a valorização da oferta de Turismo Industrial através da notoriedade e qualificação da oferta dos territórios, da promoção da imagem do país através das suas atividades económicas diferenciadoras e do seu património autêntico, do reforço da atratividade do setor industrial e do seu potencial de inovação e crescimento junto dos jovens. ​
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