Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comissão Europeia publica Caminho de Transição do Turismo

Sustentabilidade

07.02.2022

​​​​​​​​​​​Transition Pathway for Tourism (Caminho de Transição do Turismo), o primeiro marco europeu do século XXI a definir uma estratégia de médio-longo prazo para o setor do Turismo, foi publicado a 4 de fevereiro de 2022 pela Comissão Europeia.

Os desafios que o setor enfrenta, potenciados pelo impacte da pandemia, e os objetivos estabelecidos pela renovada Estratégia Industrial da UE - 2021, levaram a Comissão Europeia a escolher o turismo como o primeiro dos 14 ecossistemas industriais da União Europeia, a apresentar uma trajetória de transição.

Este documento, a ser apresentado a 8 de fevereiro durante o evento EU Industry Days (de 8 a 11 de fevereiro), resulta de um extenso processo de co-criação com os stakeholders, através de uma consulta pública (julho de 2021), sobre possíveis cenários de transição, e de mais de 30 workshops e reuniões com os principais intervenientes do setor.

O processo, que teve por base as Conclusões do Conselho aprovadas durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, ajudou a identificar as ações, metas e condições necessárias para a transição verde e digital e melhorar a resiliência a longo prazo do setor do turismo. Através de 27 áreas de atuação são elencadas questões como a necessidade de serviços turísticos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes; digitalização dos serviços turísticos e partilha de informação dentro do setor, criação de sinergias transfronteiriças e transetoriais, entre outros.

Inicia-se agora o processo da implementação do Caminho de Transição, sendo as próximas etapas de co-implementação as seguintes:

_ 8 de fevereiro de 2022 – no evento EU Industry Days, decorre um painel de destaque dedicado ao turismo, no qual a Comissão Europeia e as partes interessadas discutem o Caminho de Transição e as próximas etapas de co-implementação. A participação do Turismo de Portugal no painel é assegurada por Luís Araújo, Presidente do Conselho Diretivo.

_ 1.º semestre 2022 – Período de promoção e de divulgação conjunta (Comissão Europeia + Estados-Membros + Destinos) das linhas programáticas e propostas de ações.

_ 2022/2023 – Estudos de inventário (stocktaking) promovidos pela Comissão Europeia (próprios ou realizados por consultoras) que indiquem qualitativamente (tanto na União Europeia como por Estados-Membros e/ou Destinos) áreas e subáreas de operação económica e social, com indicadores concretos para mensurar a evolução dos objetivos identificados.

_ 2.º semestre 2025 – Revisão intercalar das metas, objetivos e atores responsáveis pelas ações, de forma a confirmar não só a capacidade de ação, como para compatibilizar com eventual regulamentação da União Europeia que se encontre prevista ou em desenvolvimento. 

Aproveitando a oportunidade de ser o primeiro ecossistema setorial a ter o Caminho de Transição publicado, é iniciada de imediato a negociação do que se pretende com a Agenda UE Turismo 2030/2050, na qual os Estados-Membros, a Comissão Europeia, as restantes Instituições Europeias e todas as partes interessadas (stakeholders) em geral, irão desenhar uma estratégia mais ambiciosa para o setor, desejavelmente com roteiros bienais de ações concretas.


  • União Europeia
  • Comissão Europeia
  • Turismo
  • Estratégia
  • Política de turismo
  • Indústria
  • Notícia
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image