Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Laboratório Estratégico de Turismo Conhecimento, Emprego e Formação

Estratégia de turismo

Os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) foram espaços de discussão que promoveram a partilha de conhecimento, para a obtenção de contributos para a Estratégia para o Turismo 2027.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​No dia 6 de outubro de 2016 realizou-se em Setúbal, na Escola de Hotelaria e Turismo, um Laboratório Estratégico de Turismo, primeiro temático, que contou com a participação de vários atores, nomeadamente, Escolas, Universidades, Municípios, empresários de vários setores de atividade (hotelaria, animação, entre outros), associações empresariais (designadamente, AHP, ATP).


Excertos de algumas intervenções no LET do CEF:
 
“As empresas registam dificuldades em recrutar recursos humanos, quer em qualidade, quer em adaptabilidade às suas necessidades.”
“As Escolas têm que estar atentas para atrair talento.”
“As empresas investem pouco na formação dos seus recursos humanos.”
“As empresas têm pouca capacidade para fidelizarem os seus recursos humanos, existindo uma elevada rotatividade de pessoal.”
“As escolas devem adaptar os curriculos às necessidades das empresas, pois neste momento há dificuldade em recrutar em qualidade e em adaptar as qualificações às necessidades.”
Manuel Carvalho – Diretor de RH Nau Hotels & Resorts
 
“As startups devem englobar empreendedorismo e conhecimento.”
“Das startups criadas só vingam cerca de 1%.”
“O grande desafio é o conhecimento.”
“Existem formas relativamente fáceis de se destacarem – existem muitas oportunidades na tecnologia e no tradicional.”
Nuno Machado Lopes – Lisbon Challenge Managing Director Beta-i
 
“A Escola Les Roches pugna para que os seus alunos não sejam só bons trabalhadores, mas também que aportem conhecimentos e proponham soluções nas empresas a que estão ligados.”
“Os empregos de hotelaria não são de segundo nível – são empregos a serem dignificados.”
“Temos que adaptar as metodologias académicas aos alunos – em vez de livros, distribuímos IPads.”
“Temos de criar talento que saiba captar talento.”
“Pontos-chave para os recursos humanos em turismo: humildade, serviço ao cliente, trabalho em equipa, inovação e criatividade, excelência.”
Jon Loiti – Professor Escola de Turismo Les Roches –Polo de Marbella
 
“No programa curricular, existe a necessidade de haver um acordo entre as escolas/universidades e as empresas do setor do turismo.”
“Como vamos atrair alunos internacionais para as nossas escolas? O primeiro passo é ter conteúdos em inglês.”
Ana Brochado – Business School
 
“Há uma necessidade de pôr as várias entidades ligadas à educação a falar umas com as outras, para se definir o que se ensina e quem ensina.”
Carlos Mota – Formador
 
“A estatística é pobre e deficiente no setor do turismo.”
“É tempo das empresas do setor turístico se interessarem por incorporar os conhecimentos que as escolas/universidades vão produzindo.”
“As escolas/universidades portuguesas, em termos de ensino, não têm que aprender com as melhores congéneres estrangeiras, no entanto nas áreas da receção e prestação de serviços a formação ministrada fica muito distante do que é proporcionado no estrangeiro.”
“O Turismo de Portugal deveria estar incomodado e empenhado pelo fato do turismo não ser considerado como uma área científica específica. O turismo deverá ser considerado como uma área científica e reconhecido por parte de quem tem essa competência.”
Jorge Umbelino –Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
 
“As empresas do setor têm maior interesse em profissionais licenciados e com elevado nível de formação.”
“Deve haver uma maior aposta em professores que sejam profissionais da indústria hoteleira.”
Ana Paula Pais – Diretora Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
​​​

  • Estratégia Turismo 2027
  • Estratégia
  • Turismo
  • Portugal
  • Laboratório Estratégico de Turismo
  • Participação pública
  • Colaboração
  • Emprego
  • Formação
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image