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Fomentar segurança

Plano Reativar o Turismo. Construir o Futuro

24.07.2023

Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro​ Pilar Fomentar a Segurança

​​Fomentar segurança, segunda prioridade do Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro consiste em criar condições que permitam reforçar a confiança no turismo por parte das empresas, dos turistas e dos residentes, bem como na capacidade desta atividade contribuir de forma significativa para o bem-estar e para a melhoria da respetiva qualidade de vida.

Há que conhecer as (novas) necessidades dos turistas e preparar as empresas para as mesmas, estimulando os comportamentos de segurança, seja na atividade, seja no comportamento de quem trabalha no setor.


// ATIVIDADE TURÍSTICA

A pandemia criou novas necessidades do lado da procura, muito focadas nas questões sanitárias e de resposta à segurança pessoal no destino. Torna-se, pois, essencial ter em conta estas (novas) necessidades dos turistas e preparar as empresas para as mesmas, transferir conhecimento e estimular a comunicação com o objetivo de aumentar a segurança por parte das empresas, quer na atividade, quer no comportamento de quem trabalha no setor. 

Neste caso, destaque para:

Selo Clean & Safe 2.0 
O selo Clean & Safe foi criado em abril de 2020 pelo Turismo de Portugal, I. P., com o objetivo de apoiar as empresas na identificação das medidas a adotar na contenção da pandemia COVID-19 e reforçar a confiança em Portugal enquanto destino turístico, seja por parte dos turistas - nacionais e estrangeiros -, dos colaboradores das empresas, ou da população em geral. Aderiram mais de 22 000 empresas, de áreas e atividades abrangendo empreendimentos turísticos e alojamento local, passando pelas empresas de animação turística, restaurantes, agências de viagens e turismo, empresas organizadoras de eventos, termas, rent-a-car, e também pelos postos de turismo, campos de golfe, museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos, bibliotecas, centros Ciência Viva, geoparques, recintos de espetáculos, casinos e bingos, áreas de serviço de autocaravanas e aeroportos.
 
Programa Seamless Travel 
A pandemia COVID-19 veio colocar novos desafios na relação com o turista/consumidor que privilegia a informalidade e a fluidez, em benefício de maior segurança que é garantida através de formas de contacto mais ágeis, mais sustentáveis e desmaterializadas. Reflete uma aposta no digital e é composto por diversas iniciativas com o intuito de tornar a experiência de quem nos visita ainda mais fluida a nível de circulação, pagamentos, informação e conhecimento.


//ADAPTAR 2.0 

Proceder à evolução do programa adaptar para dar resposta, no momento atual, a novas necessidades específicas das empresas do setor turístico, muito direcionadas para a manutenção do negócio e de molde a permitir-lhes sustentabilidade na retoma. O ADAPTAR 2.0 dará resposta financeira às necessidades de melhoria, alteração e redimensionamento de espaços, privilegiando a segurança e o bem-estar do consumidor/ turista, como sejam, nomeadamente infraestruturas para novos espaços ao ar livre.



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