Nos dias 13 e 14 de julho realiza-se a Conferência Internacional “Educação patrimonial em ação: tecendo relações entre museus, escolas e territórios”, no âmbito do projeto de investigação “Educación Patrimonial para la inteligencia territorial y emocional de la ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria”.
Este projeto entende o museu como um nó vital para a partilha, a criação, a liderança e a gestão de programas com públicos e comunidades, com vista à produção de espaços de educação profundamente relacionais e de encontro entre museus/coleções, educadores e visitantes. Nestes espaços, as fronteiras disciplinares são ultrapassadas, abrindo caminho a outras narrativas e novos modos (ou modos modificados) de ver, interpretar e sentir.
Esta iniciativa tem como temática central a reflexão sobre programas de educação em museus para/com escolas que interrelacionem os temas de paisagem, cidadania, identidades, questões socioambientais e desenvolvimento sustentável.
O programa prevê, ainda, que os participantes explorem questões sobre a programação da educação em museus, os desafios de mudança do mundo e a sua avaliação.