A 18 de abril assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), este ano subordinado ao tema Passados complexos: Futuros diversos.
Este tema pretende sensibilizar as comunidades e públicos para uma reflexão acerca do passado, alertando para a importância de se preparar um futuro mais harmonioso, tendo em conta que o património deve ser sempre um fator de união, partilha, cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens e práticas.
Atendendo às contingências provocadas pela COVID-19, e pelas limitações que esta situação está a provocar em todo o mundo, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) mantém o convite a todas as entidades públicas e privadas para que, embora separados fisicamente, se possa celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em colaboração com a ICOMOS Portugal.
Assim, a proposta de comemoração é de visitas virtuais, exposições virtuais, apresentações, filmes e todo o tipo de iniciativas que possam ser divulgadas online.
A sessão decorre na
Plataforma TEAMS e conta com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.