Os glaciares estão a derreter mais rápido do que nunca. À medida que o planeta aquece, o nosso mundo gelado está a encolher, tornando o ciclo da água mais imprevisível.
Para biliões de pessoas, os fluxos de águas de degelo estão a mudar, causando inundações, secas, deslizamentos de terra e aumento do nível do mar.
Incontáveis comunidades e ecossistemas estão em risco de destruição. À medida que trabalhamos juntos para mitigar e adaptar-nos às mudanças climáticas, a preservação dos glaciares é uma prioridade.
Devemos reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para diminuir o recuo dos glaciares. E, devemos gerir a água de degelo de forma mais sustentável.
Salvar os nossos glaciares é uma estratégia de sobrevivência para as pessoas e para o planeta. Proteger os recursos hídricos congelados para o futuro
Os glaciares são fundamentais para a vida – a sua água de degelo é essencial para o abastecimento de água potável, agricultura, indústria, produção de energia limpa e ecossistemas saudáveis.
O derretimento rápido dos glaciares está a causar incerteza nos fluxos de água, com impactos profundos nas pessoas e no planeta.
A redução global das emissões de carbono e as estratégias locais para adaptar-se à diminuição dos glaciares são essenciais.
Neste Dia Mundial da Água, devemos trabalhar em conjunto para colocar a preservação dos glaciares no centro dos nossos planos para combater as mudanças climáticas e a crise global da água.
Seja parte da campanha global sobre Preservação dos Glaciares. Precisamos de todos – desde indivíduos e famílias até empresas e governos – a fazer a sua parte para reduzir o aquecimento global e adaptar-se ao encolhimento dos glaciares.
Em 2023, os glaciares perderam mais de 600 gigatoneladas de água, a maior perda de massa registada nos últimos 50 anos.
(Organização Meteorológica Mundial OMM)
Cerca de 70% da água doce da Terra existe sob a forma de neve ou gelo. (Organização Meteorológica Mundial OMM)
Quase 2 mil milhões de pessoas dependem da água proveniente de glaciares, degelo de neve e escoamento das montanhas para beber, agricultura e produção de energia. (UN-Water/UNESCO)
O aumento do derretimento dos glaciares contribui significativamente para a subida do nível do mar global, sendo o nível atual do mar cerca de 20 cm mais alto do que em 1900. (IPCC)
Limitar o aquecimento global a 1,5°C poderia salvar os glaciares em dois terços dos sites do Património Mundial. (UNESCO/IUCN).
O relatório principal da UN-Water sobre água e saneamento é lançado todos os anos no Dia Mundial da Água, explorando o mesmo tema do Dia Mundial da Água e oferecendo recomendações de políticas para os decisores, apresentando as melhores práticas e análises aprofundadas. A edição de 2025 intitula-se ‘Torres de Água: Montanhas e Glaciares’.
Ano Internacional da Preservação dos Glaciares 2025
A ONU declarou 2025 como o Ano Internacional da Preservação dos Glaciares, com o primeiro Dia Mundial dos Glaciares a ser comemorado em 21 de Março, para aumentar a conscientização global sobre as conexões críticas entre a criosfera, as mudanças climáticas, o ciclo da água, a economia, o ambiente e a sociedade.