A
Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de junho como
Dia Mundial da Bicicleta. A
Federação Portuguesa de Ciclismo desenvolve várias acções de modo a que bicicleta esteja cada vez mais presente na vida quotidiana dos portugueses.
No Dia Mundial da Bicicleta 2022, a Federação Europeia de Ciclistas (ECF) convoca um grupo de líderes de todo o mundo para um webinar a partir de Bruxelas (Bélgica), com o objetivo de abordar a transição dos nossos sistemas de mobilidade, pondo uma questão importante: Como pode a bicicleta moldar o nosso futuro? E este é o tema do Dia mundial da Bicicleta em 2022.
O planeta está a mudar, a dependência coletiva da humanidade em combustíveis fósseis para alimentar as sociedades causam diversos danos, entre eles provocam as alterações climáticas, e pôem em causa a nossa segurança. É tempo de olhar para a bicicleta como uma nova solução que pode contribuir para assegurar um futuro mais seguro, saudável e sustentável.
As oportunidades para o ciclismo nunca foram tão grandes, sendo possível ampliar a utilização das bicicletas tradicionais. Neste momento já se verifica que é dada grande prioridade à mobilidade ativa, através de investimentos, criação de condições e de espaços necessários para viabilizar mais ciclismo.
O Dia Mundial da Bicicleta é uma jornada de celebração da bicicleta, do ciclismo e de um futuro mais sustentável.