Este ano, o Dia Mundial da Meteorologia celebra-se a 23 de março, sob o mote O futuro do tempo, do clima e da água ao longo das gerações.
O tempo, o clima e os ciclos da água não conhecem fronteiras nacionais ou políticas. Por isso, a cooperação internacional é essencial. É esta a filosofia que tem impulsionado o trabalho da comunidade meteorológica mundial desde 1873, guiando-nos à medida que traduzimos os contributos da ciência para a sociedade e para as gerações presentes e futuras.
Os extremos climáticos e hídricos são cada vez mais frequentes e cada vez mais intensos, em diversas partes do mundo, expondo-as a múltiplos perigos que são também consequência do crescimento populacional, da urbanização acelerada e da degradação ambiental.
Como resultado dos gases de efeito estufa que retêm o calor, a temperatura média global está hoje mais de 1° Celsius acima do que há 150 anos atrás. O clima está mais extremado, o oceano mais quente e mais ácido, os níveis do mar subiram e o gelo dos pólos está a derreter. Precisamos de uma ações urgentes no sentido de reduzirmos as emissões e garantirmos que as gerações futuras possam sobreviver e prosperar nestenosso planeta.