Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO)

Relações internacionais

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), com sede em Madrid, é uma agência especializada das Nações Unidas (desde 2003) e a principal organização internacional de âmbito turístico e um fórum mundial para o debate das questões da política de turismo. Portugal aderiu à OMT em 1976 sendo representado pelo Turismo de Portugal.

Da sua agenda política fazem parte temas como a competitividade, sustentabilidade, redução da pobreza, capacitação, cooperação e orientação para um turismo responsável e sustentável. A OMT promove ainda a implementação do Código Mundial de Ética do Turismo - Global Code of Ethics for Tourism e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio - United Nations Millennium Development Goals (MDGs).

A OMT congrega, atualmente, 159 países, 6 membros associados e mais de 500 membros afiliados, estes últimos representando o setor privado, associações do setor, instituições de educação e autoridades turísticas locais. O atual Secretário-Geral, Zurab Pololikashvili (Geórgia), tomou posse em janeiro de 2018 para um mandato de 4 anos (2018-2021). 

Os órgãos da OMT são os seguintes:

// ASSEMBLEIA GERAL
A Assembleia Geral é a principal reunião da Organização Mundial do Turismo. Reúne-se de dois em dois anos para aprovar o orçamento, o programa de trabalho e debater temas de importância vital para o setor do turismo. De quatro em quatro anos elege um Secretário-Geral. É composta por membros efetivos e membros associados. Os membros afiliados e representantes de outras Organizações Internacionais participam apenas como observadores. O Comité de Ética é um órgão subsidiário da Assembleia Geral.

Portugal tem participado ativamente nas sessões da Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo, tanto através da presença da Secretária de Estado do Turismo como do Turismo de Portugal. A última Assembleia Geral (23ª) realizou-se em São Petersburgo, Rússia, em setembro de 2019. A próxima Assembleia Geral irá realizar-se em novembro-dezembro de 2021 em Madrid, Espanha​​.

// CONSELHO EXECUTIVO
​O Conselho Executivo é responsável por assegurar que a Organização realiza o seu trabalho e cumpre o orçamento. O Conselho Executivo tem como missão tomar as medidas necessárias, em consulta com o Secretário-Geral, para a implementação das suas próprias decisões e das recomendações da Assembleia Geral. Reúne-se pelo menos duas vezes por ano e é composta por membros eleitos pela Assembleia Geral (1 membro por cada 5 membros efetivos de cada região). Como país anfitrião da sede da OMT, Espanha tem um assento permanente no Conselho Executivo. Representantes dos Membros Associados e Membros Afiliados participam em reuniões do Conselho Executivo como observadores. 
Em 2019, Portugal foi eleito para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo. Este mandato dura até 2023. 

// COMISSÕES REGIONAIS
Existem seis Comissões Regionais (África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico, Ásia do Sul, Europa e Médio Oriente) que se reúnem pelo menos uma vez por ano. Estas reuniões permitem que os Estados-Membros mantenham contacto entre si e com o Secretariado entre as sessões da Assembleia Geral, nas quais apresentam as suas propostas e transmitem as suas preocupações. Cada Comissão Regional é composta por todos os membros efetivos e todos os membros associados da sua região. Portugal integra a Comissão Regional da Europa que atualmente tem 42 Estados-Membros + 2 membros afiliados (Flandres e Madeira).

// COMITÉS
Os comités especializados são órgãos subsidiários do Conselho Executivo (com exceção do Comité Mundial de Ética que é um órgão subsidiário da Assembleia Geral), e dão parecer sobre a gestão e o conteúdo do programa. 

​​

  • Cooperação
  • Assuntos institucionais
  • Turismo de Portugal
  • OMT
  • Código Mundial de Ética do Turismo
  • Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image