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Programa Empresas Turismo 360º

Plano Reativar o Turismo. Construir o Futuro

19.01.2023

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​// Enquadramento

Inserido no Pilar 4 - P4.4 Sustentabilidade nas Empresas e nos Destinos - ​do Plano de Retoma do Turismo​, o Programa Empresas Turismo 360º​ é uma medida que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. ​

A par do processo de transformação do setor, importa evoluir na visão quanto à responsabilidade das empresas do setor enquanto agente de criação de valor, não apenas para os seus acionistas, mas também para os trabalhadores, para os seus fornecedores, para a comunidade, para o território e para o ambiente. Pretende-se um setor mais inteligente, que crie mais valor, mais sustentável e mais responsável, depende, naturalmente, de empresas mais focadas em crescimentos inteligentes, assentes na inovação e na qualificação, mais responsáveis perante a sociedade e mais sustentáveis.

A empresa do turismo no centro do processo de transformação do setor, um ator que deve ser visto enquanto membro da comunidade, numa visão de 360º. Isso envolve um trabalho de transformação cultural, numa estreita parceria público privada, de curadoria, de capacitação, e, a final, na consagração de um modo de reconhecimento público das empresas, assente nas dimensões económica, social e ambiental. 


// Objetivos

O objetivo é acelerar o processo de incorporação dos indicadores Environmental, Social and Corporate Governance (ESG​) nas respetivas organizações, desafiando as empresas a, ativamente, reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança. A aposta é no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e a promoção do reconhecimento público das organizações.

// Operacionalização

_ 10 novembro 2021 - adesão ao projeto formalizada por 19 parceiros:

Confederação do Turismo de Portugal
APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial
Global Compact Network Portugal
Euronext
Banco Português de Fomento
Millennium BCP
Novo Banco
Banco Português de Gestão
BPI
Santander
Crédito Agrícola
Montepio Geral
Caixa Geral de Depósitos
Abanca
Bankinter
EuroBic
GoParity
Ordem dos Contabilistas Certificados
Turismo de Portugal

_ novembro 2021 a janeiro 2022
Definição, com os parceiros, dos temas materiais de reporte e dos indicadores-chave de desempenho ESG.

_ 21 fevereiro a 25 março 2022 
Desenvolvimento de dois ciclos de ações-piloto de capacitação empresarial dirigidos, respetivamente, a 30 médias e grandes empresas e a 23 micro e pequenas empresas, com atividades nas áreas do alojamento, restauração, animação, termas, agências de viagem e rent-a-car, para teste, em ambiente de laboratório virtual, de novas abordagens de partilha de conhecimento, experiências e desafios sobre a gestão ESG e sobre a importância de alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação.  

_ 19 abril 2022
Sessão pública de apresentação de resultados.

abril a maio 2022
Realização de dois workshops com as empresas participantes nas ações-piloto para aperfeiçoar conteúdos, esclarecer dúvidas e partilhar experiências.  

30 maio 2022
Disponibilização da plataforma Empres​as Turismo 360º​ para adesão ao Programa.​

_ abril a junho 2022​
Primeiro ciclo de ações de capacitação em gestão ESG​ dirigidas ao tecido empresarial do setor.

_ outubro 2022 a junho 2023
Segundo ciclo de ações de capacitação em gestão ESG ​dirigidas ao tecido empresarial do setor.

​janeiro 2023
Disponibilização de ferramenta de business analytics e de business intelligence para reporte, gestão e avaliação do desempenho ESG das empresas do turismo.

_ fevereiro 2023
Reconhecimento público das Empresas Turismo 360°.

_ maio 2023
Sessão pública Reconhecer as empresas comprometidas com a sustentabilidade, na qual foram publicamente recon​hecidas as mais de 180 empresas que assumiram uma agenda ESG e iniciaram uma jornada que lhes vai permitir analisar os impactes da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam.​


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