O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se, anualmente, no segundo fim-de-semana de maio e visa a sensibilização geral para a necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats, e aumentar a consciência global para as ameaças que estas aves enfrentam.
Ação Global pela Conservação das Aves Migratórias. O Dia Mundial das Aves Migratórias (WMBD 2025), que se celebra anualmente, 10 de maio e 11 de outubro, estará em 2025 focado na sensibilização global para as ameaças que as aves enfrentam ao longo das suas rotas migratórias. Através das atividades desenvolvidas nos três principais flyways (rotas migratórias), o evento procura aumentar a consciencialização acerca dos perigos, tanto gerais como específicos, que afetam as aves.
O objetivo é incentivar a troca de experiências e preocupações entre as comunidades ao longo destes flyways, promovendo a partilha de histórias e ações que amplifiquem as vozes daqueles que defendem a conservação das aves. Com isso, o evento pretende destacar a importância de encarar a conservação das aves migratórias como uma questão global.
Em 2025, o tema do WMBD será Share Spaces, Creating Bird-friendly Cities and Communities, com o intuito de promover a criação de cidades e comunidades mais amigas das aves, incentivando políticas urbanas e sociais que favoreçam a sua preservação.
Data: 2025
Atividades serão realizadas globalmente ao longo dos principais flyways das aves, abrangendo diversos países e continentes.
A celebração do WMBD 2025 sublinha a necessidade urgente de uma colaboração internacional eficaz para a proteção das aves migratórias e da biodiversidade, reforçando a ideia de que a conservação das aves é uma responsabilidade partilhada por todos.