// Ações de comunicação social e relações públicas
A realização de inúmeras ações de relações públicas dirigidas a jornalistas da imprensa escrita, da televisão, da rádio ou de órgãos de comunicação online, procurando que se mantenham informados, atentos e interessados em Portugal, são ações promocionais com grande impacte na comunicação social estrangeira.
O planeamento e acompanhamento de press trips, realizadas em articulação com as Equipas de Turismo e as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), dão a conhecer o território e a oferta turística, proporcionando-lhes experiências únicas no destino e a capacidade de produção de conteúdos sobre o país.
// Feiras internacionais de turismo
A presença nas principais feiras de turismo, generalistas e temáticas, contribui para que Portugal afirme a sua imagem, promovendo a qualidade e o profissionalismo das empresas. A participação é gerida pelo Turismo de Portugal em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) criando sinergias entre as empresas, capitalizando o seu esforço conjunto e mantendo a coerência na promoção de Portugal enquanto destino único.
No Portal de Feiras e Eventos, as empresas encontram o calendário mundial de eventos, informação específica sobre cada um deles e instruções sobre a participação.
// Apoio às empresas portuguesas
A estratégia de promoção e apoio à venda no estrangeiro dos projetos e da oferta de produtos diferenciadores em todo o país é feita em articulação com os parceiros regionais, sejam entidades públicas, associativas ou diretamente com as empresas turísticas, segundo um plano de atuação para promoção externa, gerido e acompanhado pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística. No Portal de Feiras e Eventos são divulgadas, sempre que surjam em cada mercado, oportunidades de realização de ações táticas que demonstrem constituir boas oportunidades de apoio à venda e à atividade das empresas.
// Ações destinadas a profissionais e operadores turísticos estrangeiros
O apoio a estes profissionais concretiza-se na organização e acompanhamento de viagens para conhecimento do território e obter uma maior proximidade aos produtos turísticos que compõem os temas principais de comunicação do destino. Em coordenação com as Equipas de Turismo e com a participação de empresas nacionais, sempre em articulação com as sete Agências Regionais de Promoção Turística, são organizadas ações destinadas aos mercados externos, tais como road shows, workshops, fam trips e formação de agentes de viagens sobre o destino.
Na análise dos vários mercados emissores de turismo, são identificadas oportunidades de negócio para desenvolver ações de promoção e campanhas conjuntas com os principais operadores turísticos e agentes de viagem que desenvolvem programas com destino a Portugal e com as companhias que exploram as rotas aéreas. Assim pretende-se reforçar a capacidade aérea e as acessibilidades dos mercados externos a Portugal e aumentar o fluxo turístico.
// Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema
O Turismo de Portugal e o Instituto do Cinema e do Audiovisual acompanham a implementação da medida de apoio à produção cinematográfica e audiovisual em Portugal, criada no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema. Este programa de apoio visa aumentar a notoriedade do país junto do mercado internacional de produção cinematográfica, enquanto local de filmagens e pós-produção e enquanto destino turístico, através da divulgação de imagens do património e das paisagens portuguesas, criando valor de forma indireta.
// Apoio a eventos de interesse turístico (em reavaliação)
É gerida a concessão de apoios financeiros diretamente associados à organização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, possam contribuir para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos ou para o desenvolvimento da economia, a nível nacional ou regional, e que demonstrem ser relevantes para o desenvolvimento sustentável do turismo.
Conheça as várias campanhas do Turismo de Portugal disponíveis no Youtube: