Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Projetar Portugal​, promover o destino turístico

Promoção do destino

Projetar Portugal e aumentar a notoriedade do destino turístico nos mercados internacionais faz parte da ação contínua do Turismo de Portugal, realizada em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) e recorrendo às Equipas no Estrangeiro que atuam em 25 mercados estratégicos.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Promover​ Portugal enquanto destino para visitar, viver, estudar ou investir e com capacidade para acolher grandes eventos nacionais e internacionais, posicionando o turismo como um dos fatores de competitividade e de desenvolvimento da economia nacional é o designio do Turismo de Portugal que se materializa em várias ações e plataformas enquadradas na estratégia nacional de promoção turística definida de acordo com as propostas da Direção de Apoio à Venda do Turismo de Portugal.

// Visitportugal: plataforma digital de promoção de Portugal como destino turístico
A comunicação digital para a afirmação do propósito e da proposta de valor do destino Portugal é feita através de uma plataforma multicanal. 

O Visitportugal tem nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter canais de comunicação por excelência, com grande projeção nos vários mercados, aumentando o interesse em visitar o país e mantendo a interação com os turistas mais fiéis e as comunidades de fãs.

No Pinterest e no Blog Visitportugal divulgam-se notícias e artigos de interesse que refletem o crescente interesse no país e o seu reconhecimento mundial enquanto destino turístico de excelência.

No portal oficial de promoção turística, VisitPortugal.com, são apresentadas várias sugestões de visita temática, com informação útil para planear a viagem. Disponível em dez idiomas (português, inglês, castelhano, alemão, francês, italiano, holandês, russo, japonês e mandarim), integra um serviço de atendimento ao turista.
A par dos portais regionais de promoção turística, é um meio de divulgação da oferta turística. Qualquer empresa turística licenciada poderá integrar a base de dados do Visitportugal que conta com 12 mil recursos turísticos em todo o país, os quais podem ser consultados de forma contextualizada por utilizadores em todo o mundo que estejam a pensar viajar para Portugal. O contacto poderá ser feito através do e-mail info@visitportugal.com.

// Campanhas online
A comunicação online é um meio privilegiado de promoção, com uma diminuição de investimento nos meios offline tradicionais. A concretização de campanhas promocionais específicas contribui, de modo determinante, para a visibilidade de Portugal e para o incremento da sua notoriedade nos mercados internacionais. Um ponto-chave da estratégia de promoção.

Can't Skip Portugal foi uma das campanhas mais vistas de sempre, contabilizando mais de 10 milhões de visualizações desde o seu lançamento em 2017. Apesar de ter sido implementada em 20 países, chegou, de forma orgânica, a mais de 200. Em 4 filmes, apostou-se na promoção de um destino autêntico e único, com muito para ver, provar, sentir e experimentar, a que já não se consegue ficar indiferente nos planos de viagem.

Can’t Skip Hope foi a mensagem de esperança que Portugal dirigiu ao mundo no contexto da pandemia de SARS-COV2, pretendendo manter Portugal como o destino de sonho nos planos de viagem adiados. 

Can’t Skip Tomorrow foi lançada no início de 2021, promovendo o turismo responsável e sustentável, com preocupações ambientais, com respeito pela riqueza do património local, cultural e natural e centrado na mudança de atitude na forma de viajar e fazer turismo. 

// Ações de marca
As ativações de marca, realizadas periodicamente, destacam temas específicos de comunicação do destino (Portuguese Brands) como o turismo de natureza concretizado nos passeios a pé e de bicicleta (Portuguese Trails), o turismo literário (Read Portugal), o turismo religioso (​Paths of Faith), o surfing (Portuguese Waves), o golfe (Portuguese Greens), o enoturismo (Wine Tourism) e os festivais de música (Portuguese Music Festivals).


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​// Ações de comunicação social e relações-públicas
A realização de inúmeras ações de relaçõe​s-​públicas dirigidas a jornalistas da imprensa escrita, da televisão, da rádio ou de órgãos de comunicação online, procurando que se mantenham informados, atentos e interessados em Portugal, são ações promocionais com grande impacte na comunicação social estrangeira.
O planeamento e acompanhamento de press trips, realizadas em articulação com as equipas de turismo e as agências regionais de promoção turística (ARPT), dão a conhecer o território e a oferta turística, proporcionando-lhes experiências únicas no destino e a capacidade de produção de conteúdos sobre o país.

// Feiras internacionais de turismo
A presença nas principais feiras de turismo, generalistas e temáticas, contribui para que Portugal afirme a sua imagem, promovendo a qualidade e o profissionalismo das empresas. A participação é gerida pelo Turismo de Portugal em articulação com as agências regionais de promoção turística (ARPT) criando sinergias entre as empresas, capitalizando o seu esforço conjunto e mantendo a coerência na promoção de Portugal enquanto destino único.
No Portal de Feiras e Eventos, as empresas encontram o calendário mundial de eventos, informação específica sobre cada um deles e instruções sobre a participação.

// Apoio às empresas portuguesas 
A estratégia de promoção e apoio à venda no estrangeiro dos projetos e da oferta de produtos diferenciadores em todo o país é feita em articulação com os parceiros regionais, sejam entidades públicas, associativas ou diretamente com as empresas turísticas, segundo um plano de atuação para promoção externa, gerido e acompanhado pelas sete agências regionais de promoção turística. No Portal de Feiras e Eventos são divulgadas, sempre que surjam em cada mercado, oportunidades de realização de ações táticas que demonstrem constituir boas oportunidades de apoio à venda e à atividade das empresas.

// Ações destinadas a profissionais e operadores turísticos estrangeiros
O apoio a estes profissionais concretiza-se na organização e acompanhamento de viagens para conhecimento do território e obter uma maior proximidade aos produtos turísticos que compõem os temas principais de comunicação do destino. Em coordenação com as Equipas de Turismo e com a participação de empresas nacionais, sempre em articulação com as sete agências regionais de promoção turística,  são organizadas ações destinadas aos mercados externos, tais como road shows, workshops, fam trips e formação de agentes de viagens sobre o destino.
Na análise dos vários mercados emissores de turismo, são identificadas oportunidades de negócio para desenvolver ações de promoção e campanhas conjuntas com os principais operadores turísticos e agentes de viagem que desenvolvem programas com destino a Portugal e com as companhias que exploram as rotas aéreas. Assim pretende-se reforçar a capacidade aérea e as acessibilidades dos mercados externos a Portugal e ​aumentar o fluxo turístico.

// Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema
O Turismo de Portugal e o Instituto do Cinema e do Audiovisual acompanham a implementação da medida de apoio à produção cinematográfica e audiovisual em Portugal, criada no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema. Este programa de apoio visa aumentar a notoriedade do país junto do mercado internacional de produção cinematográfica, enquanto local de filmagens e pós-produção e enquanto destino turístico, através da divulgação de imagens do património e das paisagens portuguesas, criando valor de forma indireta.

// Apoio a eventos de interesse turístico (em reavaliação)
É gerida a concessão de apoios financeiros diretamente associados à organização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, possam contribuir para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos ou para o desenvolvimento da economia, a nível nacional ou regional, e que demonstrem ser relevantes para o desenvolvimento sustentável do turismo. ​

Conheça as várias campanhas do Turismo de Portugal disponíveis no Youtube:



  • Destino
  • Turismo
  • Promoção turística
  • Turismo de Portugal
  • Feiras de turismo
  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Campanha
  • Visitportugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image