Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Estratégia Turismo 2035

Estratégia de turismo

29.01.2025

A Estratégia Turismo 2035, sucedendo à Estratégia Turismo 2027, que está agora em construção, pretende constituir-se como um novo referencial estratégico para o turismo em Portugal, permitindo enfrentar os novos desafios que se colocam ao país, à Europa e ao Mundo.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O processo de construção da Estratégia de Turismo 2035, que está a ser desenvolvida em conjunto com todos os parceiros públicos e privados do ecossistema turístico e, também, pela sua transversalidade temática e geográfica, com os parceiros que com o turismo se cruzam nas várias regiões, compreende um Ciclo de Conferências subordinada ao tema "Construir o turismo do futuro", que já passou por todas as regiões turísticas do país.

Se o turismo pode ser uma força para o bem, há que transformar este setor essencial da economia num pilar cada vez mais importante para o desenvolvimento sustentável e equilibrado do país. Além disso, num enquadramento em que há escassez de recursos humanos, tecnologias disruptivas e a premência da sustentabilidade em todas as suas facetas, há que não esquecer as tendências que já se identificam e que é necessário acompanhar, sem perder o foco e a autenticidade do destino.

Este é um grande desafio que continua a contar com a participação de todos, sejam do setor do turismo, sejam aqueles que com ele cooperam e convivem, pelo que vários foram os contributos submetidos através da plataforma criada para efeito.

O Ciclo de Conferências teve início em Lisboa, a 3 de outubro de 2024, e terminou em Faro, a 25 de novembro de 2024, contando com 58 oradores e cerca de 2 500 participantes.

Após o término das conferências e o período de receção de contributos pela comunidade, foi concluída a auscultação de entidades. Esta fase incluiu  a dinamização de oito workshops, que contaram com a participação de 100 representantes de empresas, entidades públicas, associações setoriais, organizações não governamentais e outras instituições, abrangendo diversas áreas temáticas, como tecnologia e digitalização, ambiente, emprego e formação, território e políticas públicas, comunidades, mobilidade, cultura, mercados e internacionalização. 

A metodologia diversificada de recolha de contributos visa assegurar uma visão holística e inclusiva para o futuro do turismo em Portugal, pelo que agradecemos a todos os que contribuíram para a construção da ET35.

Atualmente, estão a ser analisadas as contribuições e sugestões recebidas, com vista à consolidação de uma proposta de estratégia a apresentar à tutela e, posteriormente, a submeter a consulta pública no final do primeiro trimestre de 2025, permitindo, mais uma vez, a participação de cidadãos e organizações. Esta fase garantirá que a ET35 reflita as expectativas e os desafios de todos os intervenientes no setor, definindo linhas de ação para um turismo mais sustentável, inovador e resiliente.​

 




  • Estratégia de turismo
  • Turismo de Portugal
  • Turismo
  • Portugal
  • Entidades Regionais de Turismo
  • Estratégia Turismo 2035
  • 2024
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image