No que se refere à
cooperação multilateral, a atividade do Turismo encontra-se enquadrada a nível internacional por diversas organizações das quais Portugal faz parte:
- a Unidade de Turismo da Comissão Europeia, estrutura interna de promoção do diálogo com os representantes do setor do turismo;
- a Organização Mundial do Turismo (OMT), a agência das Nações Unidas para as questões do setor do turismo.
- o Comité de Turismo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), estrutura de desenvolvimento de estudos e investigação na vertente económica do Turismo;
- a European Travel Commission (ETC), associação europeia dos organismos nacionais de promoção turística;
- a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovendo a concertação político-diplomática e de cooperação entre os seus membros.
- o WTTC (World Travel & Tourism Council) é um fórum para a indústria de viagens e turismo.
Com os países do Mediterrâneo, Portugal é membro do Grupo de Diálogo 5+5. Trata-se de um processo de diálogo informal entre os dez países da Bacia do Mediterrâneo Ocidental: os 5 países do Sul da Europa (Espanha, França, Itália, Malta e Portugal) e os 5 países do Norte de África (Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia).
Com a América, a Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo é o espaço privilegiado de concertação. Os seus objetivos são a promoção da cooperação e o desenvolvimento entre os países ibero-americanos. As reuniões sectoriais de Turismo realizam-se desde 2001 e são asseguradas pelo membro do Governo com a tutela sobre o Turismo.
Com a Ásia, o Fórum Macau, que aposta na aproximação da China aos países da CPLP, constitui um espaço de diálogo privilegiado.
Mais recentemente o Turismo de Portugal passou a ser membro da Organização Internacional de Turismo Social (ISTO).