À Direção de Recursos Humanos compete desenvolver e gerir toda a mais valia humana do Instituto, de forma a satisfazer o elevado nível de exigência profissional do setor.
Tal tem sido alcançado através da promoção da flexibilidade na organização e prestação de trabalho, bem como, com o Programa anual de mobilidade interna, o CresceRH, que tenciona fomentar o desenvolvimento de novas competências com a mudança de área funcional.
A DRH tem procurado investir fortemente na aquisição e aperfeiçoamento de competências e promover a motivação pessoal e profissional de todos os colaboradores do Turismo de Portugal, designadamente, através do acesso ao financiamento parcial de mestrados, pós-graduações e doutoramentos em áreas de relevância para a atividade do organismo, na realização de várias ações relacionadas com a saúde e bem-estar, e com a negociação de pacote de benefícios “colaborador Turismo de Portugal” com um conjunto de parcerias com entidades externas privadas, proporcionando aos trabalhadores condições mais favoráveis no acesso a diversos tipos de serviços.
Simultaneamente, têm sido fomentadas melhores práticas ambientais (ex. redução do consumo de plástico), sociais e económicas (ex. implementação do projeto “Papel Zero”).