O Dia Mundial dos Rios foi criado em 2005 na sequência do lançamento da iniciativa das Nações Unidas, Water for Life Decade. Celebrando-se sempre no quarto domingo de setembro, este ano ocorre a 23 de setembro.
Nesta data, celebram-se as linhas de água doce naturais de todo o mundo e o valor inigualável dos rios, com o objetivo de se promover a sua preservação, numa altura em que rios de todo o mundo enfrentam uma série de ameaças que vão desde a poluição às alterações climáticas.
Sendo a água doce a base da vida no planeta Terra, a sua escassez e o uso abusivo e inadequado, constituem uma ameaça crescente à proteção do ambiente e à própria humanidade. Apenas através de uma consciencialização sobre os riscos que os rios correm e só com o envolvimento ativo de todos na procura de soluções, é possível garantir a preservação deste recurso preciso nos próximos anos.
Assim, a limpeza dos rios e atividades para crianças e para as comunidades, são algumas das iniciativas organizadas em todo o mundo, neste dia.
"Os rios são as artérias do nosso planeta. Eles são linhas de vida, no sentido mais verdadeiro.” - Mark Angelo