Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Animação cultural de qualidade em todo o País com o apoio do Turismo de Portugal

Notas de imprensa

13.07.2010

​​​​​​​​​​​​​​​​​Prosseguindo o estímulo a actividades de animação turística diferenciadoras e surpreendentes, o Turismo de Portugal patrocina a quarta edição doCCB Fora de Si”, promovido pelo Centro Cultural de Belém e cujo programa foi hoje apresentado. Este é mais um contributo para que os cidadãos de Lisboa e os turistas que visitam a Capital voltarem a ter este Verão, em espaços ao ar livre, uma oferta de animação cultural sofisticada e que consolida Lisboa como destino internacional de qualidade.

Numa época de grande afluência turística (16 de Julho a 29 de Agosto), os espaços exteriores do Centro Cultural de Belém – numa das zonas mais nobres e centrais da cidade – receberão mais de meia centena de espectáculos de dança, teatro, cinema e de músicas do mundo, a que se juntam performances e instalações. Além de Portugal, as iniciativas culturais deste ano têm origem no Brasil e em Espanha, dois dos principais mercados turísticos para Lisboa.

Este apoio do Turismo de Portugal ao CCB Fora de Si, no valor de 350 mil euros, pretende aumentar o número de experiências surpreendentes e de fruição da cultura, disponíveis em espaços públicos e emblemáticos abertos da Capital, tanto aos visitantes como aos residentes.

Além do CCB Fora de Si, o Turismo de Portugal patrocina ainda em Lisboa dois outros programas culturais e artísticos a realizar durante os meses de Verão. Até dia 26, está a decorrer no Largo de São Carlos o Festival ao Largo”, um conjunto de espectáculos de música sinfónica e coral sinfónica e de bailado. Realizado ao ar livre e de acesso gratuito, este programa habilita uma das principais zonas históricas de Lisboa – o Chiado - com um novo motivo de atracção e para a vivência da cidade.

Depois, durante a primeira quinzena de Agosto, oFestival dos Oceanos” – iniciativa da ATL/Turismo de Lisboa – desenvolve manifestações artísticas, musicais, de poesia e história em várias zonas nobres do eixo ribeirinho de Lisboa, como o Terreiro do Paço, o Parque das Nações, a Praça do Município ​e 14 museus e espaços culturais da cidade. Com esta série de espectáculos de entrada livre, os turistas que procuram Lisboa para os seus city breaks têm acesso a uma programação diversificada, de qualidade e nível internacional.

Brevemente, o Terreiro do Paço – devolvido nos últimos meses aos cidadãos - vai também receber uma retrospectiva única sobre o papel das viagens na sociedade portuguesa ao longo das primeiras décadas do século XX, que conta com o apoio do Turismo de Portugal e que se inclui no programa das ​Comemorações do Centenário da República.

Porto com programação diversificada no Verão

Ainda com o patrocínio do Turismo de Portugal, os espaços culturais e monumentais do Porto e do Norte do País estão a conhecer este ano novos momentos de animação e entretenimento. No início de Junho, durante dois dias, a Fundação de Serralves levou a cabo mais uma edição do festival Serralves em Festa”, que realizou cerca de uma centena de eventos musicais de vários géneros, dança contemporânea, teatro de rua, circo contemporâneo, cinema, vídeo e fotografia também nas ruas do Porto, mas sobretudo nos espaços da Casa de Serralves.

A decorrer até ao final do Verão está oVerão na Casa”, um conjunto diversificado de espectáculos musicais que Casa da Música desenvolve nas zonas exteriores do edifício, no coração da cidade do Porto. Por ali vão passar alguns dos principais intérpretes de géneros tão variados como a world music, a música popular portuguesa, o fado, o rock, a música sinfónica e electrónica.

Uma vez mais, pretende-se reforçar a imagem turística deste destino de city breaks, que alia uma hotelaria de qualidade a alguns dos mais importantes ​recursos culturais e patrimoniais, envolvidos por uma programação artística de excelência, diversa e para públicos de várias idades.

Allgarve’10 afirma Algarve como destino turístico de qualidade

Foi também isso que se pretendeu fazer no Sul do País, onde o programa Allgarve – que vai na sua 4.ª edição – estende a todos os concelhos da região, e ao longo de praticamente todo o ano, dezenas de acontecimentos de música, animação e arte, complementados com manifestações desportivas com impacto internacional e festivais de gastronomia inovadores. Organizado pelo Turismo do Algarve e com o apoio do Turismo de Portugal, este conjunto de eventos contribui para atenuar a sazonalidade da procura, afirma o Algarve como destino turístico de qualidade e dá à região motivos acrescidos de visita.

A estes eventos juntam-se ainda dezenas de outros apoiados pelo Turismo de Portugal e que decorrem em todas as regiões do País. Além de constituírem novos factores de atracção para os públicos turísticos, projectam uma imagem de destinos qualificados e diversificados junto dos principais mercados externos, enriquecem a oferta cultural e desportiva, beneficiam os residentes e colocam à disposição dos agentes e operadores turísticos novos atractivos para que possam preparar e vender a sua oferta no estrangeiro.

  • 2010
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Programa
  • Cultura
  • Promoção do destino
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image