Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Na 29.ª edição da BTL o Turismo de Portugal apresenta a diversidade turística do país vista pelos portugueses

Notas de imprensa

14.03.2017

De 15 a 19 de março, o Turismo de Portugal está presente na BTL - Feira Internacional de Turismo com um stand, no pavilhão 1, concebido de forma a destacar a 2.ª fase da Campanha de Turismo Interno “Ponha Portugal no Seu Mapa”. Este destaque visa incentivar os portugueses à realização de miniférias na época baixa, mostrando-lhes a diversidade da oferta turística nacional através do ponto de vista dos portugueses que produziram pequenos filmes sobre 16 temas lançados pelo Turismo de Portugal. Estes vídeos serão agrupados em 6 grandes temas: história, romance, natureza, sabores, animação e ondas.

Um outro destaque prende-se com a celebração dos 25 anos da conceção da Marca Portugal, concebida, em 1992, por José de Guimarães. Esta celebração consubstancia parte da decoração do próprio stand o qual dedica uma área significativa à viagem do artista.
Os visitantes do stand do Turismo de Portugal poderão, igualmente, descobrir que tipo de viagem mais se adequa ao seu estado emocional, através da leitura das ondas cerebrais na “Máquina das Emoções.”

Os vinhos e a gastronomia vão, também, estar presentes no stand. Serão realizadas várias degustações e provas de vinho, preparadas pelos alunos das Escolas do Turismo de Portugal, utilizando os melhores produtos nacionais.

Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal refere que “a BTL é, sem dúvida, a grande festa do turismo nacional e por isso mesmo o foco será dar estímulo ao turismo interno. Com um peso de 40,1%, o turismo interno constitui-se como um importante fator de dinamização regional, contribuindo,também, para a redução da sazonalidade turística – razão pela qual está atualmente a ser lançada uma campanha televisiva desafiando os portugueses a porem Portugal no seu mapa de férias. Não nos podemos esquecer que há 25 anos foi criada a imagem da Marca Portugal e este será igualmente um dos motes desta 29.ª Edição da BTL”, reforça Luís Araújo.

Recorde-se que os dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística e pelo BdP – Banco de Portugal, relativos ao ano de 2016, confirmam a importância do turismo na economia portuguesa. Portugal registou um novo recorde de dormidas, alcançando um novo máximo de 53,5 milhões (+9,6 por cento face ao ano anterior). O setor do turismo fecha o ano com um crescimento de 10,7% nas receitas, situando-se nos 12,7 mil milhões de euros (+1,2 mil milhões de euros).

Apresentação da Estratégia 2027
No dia 15 de março, no auditório Key for Travel, o Governo, através do Ministério da Economia, apresenta os resultados da Estratégia Turismo 2027, documento que representa o corolário de um trabalho iniciado em 2016 e cuja discussão pública foi lançada em maio do ano passado, em Tomar. Esta apresentação contará com a presença do Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral e da Secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho.

Assinatura dos Protocolos Bancários
Ainda por ocasião desta edição da BTL, no próximo dia 17 de março, pelas 15h00, no auditório Key for Travel, terá lugar a sessão de assinatura do Protocolo Bancário - Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2017.
Durante a sessão serão apresentados os resultados alcançados no anterior período de vigência da Linha de Apoio à Qualificação da Oferta e será assinado, com as 12 Instituições de Crédito aderentes, o protocolo de renovação e de reforço do orçamento da mesma.


  • 2017
  • Turismo de Portugal
  • BTL
  • Campanha
  • Estratégia Turismo 2027
  • Feiras de turismo
  • Marketing
  • Congresso
  • Nota de imprensa
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image