Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Campanha “Descubra um Portugal Maior” contribuiu para aumentar dormidas de turistas nacionais

Notas de imprensa

18.08.2009

​​​​​​​​​O número de dormidas dos turistas portugueses em estabelecimentos hoteleiros do País cresceu 18,4% em Junho deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2008. No total, os hotéis portugueses receberam naquele mês 1,3 milhões de dormidas de residentes neste período, tendo-se
registado uma procura elevada em praticamente todas as regiões do País.

Para este comportamento dos turistas portugueses contribuiu em grande medida o esforço promocional interno levado a cabo pelo Turismo de Portugal desde o início do ano. Esse esforço – o maior de sempre e concentrado na campanha “Descubra um Portugal Maior”, lançada em Fevereiro passado – pretende desafiar os residentes a redescobrirem o seu País, desfrutando de uma crescente e diversificada oferta, que reflecte a modernidade e a inovação conquistadas pelo país nos últimos anos.

Também no primeiro semestre deste ano, apesar da conjuntura económica internacional adversa, o mercado interno foi o que melhor reagiu no contexto da procura turística em Portugal. De facto, de Janeiro a Junho o número de dormidas de residentes cresceu 1,5%, tendo o mercado interno sido responsável por mais de um terço do total de dormidas geradas. O que demonstra que, além de escolherem Portugal para passarem as suas férias, feriados e fins-de-semana, os portugueses reforçaram a sua preferência pelo alojamento em estabelecimentos hoteleiros.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as regiões do País mais beneficiadas em Junho pela procura turística foram o Alentejo (mais 22,2%, onde os portugueses representaram 80% das dormidas), o Centro (mais 12,1%) e o Norte (mais 4,8%). As dormidas dos turistas espanhóismercado estratégico para Portugal e ao qual foi recentemente estendida a campanha “Descubra un Portugal más grande” – também cresceram em Junho, na ordem dos 8,8% face ao mesmo mês de 2008.

Além de dirigida aos turistas nacionais, a campanha “Descubra um Portugal Maior” envolveu ainda de forma concertada todas as Entidades Regionais de Turismo e os operadores privados do sector turístico. Estes agentes económicos passaram a ter no site www.descubraportugal.pt (criado especificamente para esta campanha para promover os destinos turísticos nacionais) mais uma forma de publicitar as suas ofertas comerciais junto do consumidor.

A difícil conjuntura económica mundial continuou contudo a afectar a procura de outros mercados estrangeiros, resultando numa redução de 8,8% do total de dormidas registadas durante o primeiro semestre, quando comparado com o semestre homólogo de 2008.


  • 2009
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Portugal
  • Promoção do destino
  • Promoção turística
  • INE
  • Dormidas
  • Campanha
  • Entidades Regionais de Turismo
  • Operador turístico
  • Mercados
  • Espanha
  • Inovação
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image