O número de dormidas dos turistas portugueses em estabelecimentos hoteleiros do País cresceu 18,4% em Junho deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2008. No total, os hotéis portugueses receberam naquele mês 1,3 milhões de dormidas de residentes neste período, tendo-se
registado uma procura elevada em praticamente todas as regiões do País.
Para este comportamento dos turistas portugueses contribuiu em grande medida o esforço promocional interno levado a cabo pelo Turismo de Portugal desde o início do ano. Esse esforço – o maior de sempre e concentrado na campanha “Descubra um Portugal Maior”, lançada em Fevereiro passado – pretende desafiar os residentes a redescobrirem o seu País, desfrutando de uma crescente e diversificada oferta, que reflecte a modernidade e a inovação conquistadas pelo país nos últimos anos.
Também no primeiro semestre deste ano, apesar da conjuntura económica internacional adversa, o mercado interno foi o que melhor reagiu no contexto da procura turística em Portugal. De facto, de Janeiro a Junho o número de dormidas de residentes cresceu 1,5%, tendo o mercado interno sido responsável por mais de um terço do total de dormidas geradas. O que demonstra que, além de escolherem Portugal para passarem as suas férias, feriados e fins-de-semana, os portugueses reforçaram a sua preferência pelo alojamento em estabelecimentos hoteleiros.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, as regiões do País mais beneficiadas em Junho pela procura turística foram o Alentejo (mais 22,2%, onde os portugueses representaram 80% das dormidas), o Centro (mais 12,1%) e o Norte (mais 4,8%). As dormidas dos turistas espanhóis – mercado estratégico para Portugal e ao qual foi recentemente estendida a campanha “Descubra un Portugal más grande” – também cresceram em Junho, na ordem dos 8,8% face ao mesmo mês de 2008.
Além de dirigida aos turistas nacionais, a campanha “Descubra um Portugal Maior” envolveu ainda de forma concertada todas as Entidades Regionais de Turismo e os operadores privados do sector turístico. Estes agentes económicos passaram a ter no site www.descubraportugal.pt (criado especificamente para esta campanha para promover os destinos turísticos nacionais) mais uma forma de publicitar as suas ofertas comerciais junto do consumidor.
A difícil conjuntura económica mundial continuou contudo a afectar a procura de outros mercados estrangeiros, resultando numa redução de 8,8% do total de dormidas registadas durante o primeiro semestre, quando comparado com o semestre homólogo de 2008.