Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Campanhas reforçam preferência dos espanhóis por férias em Portugal

Notas de imprensa

14.09.2009

​​​​​​​​​​Só no mês de Julho, registou-se um crescimento de 12,3% das dormidas de turistas oriundos de Espanha, apesar dos efeitos da crise económica internacional e das quebras generalizadas de fluxos turísticos internacionais.

De Janeiro a Julho, já totalizam 1,57 milhões as dormidas de turistas espanhóis em Portugal, número esse já superior ao registado no período homólogo do ano passado.

Na base desses bons resultados terá estado o facto de o Turismo de Portugal ter intensificado a notoriedade e a promoção turística do nosso País em Espanha desde o início do ano. No referido mês de Julho foi alargada a este mercado estratégico a campanhaDescubra um Portugal Maior”, pensada inicialmente para o mercado interno nacional, assim desafiando os espanhóis a descobrir as ofertas turísticas inovadoras, modernas e de qualidade superior propostas pelo Destino Portugal.

Este esforço promocional adicional, que durará até Março de 2010 e implica um investimento de 2 milhões de euros, foi tornado possível por uma afectação pelo Governo ao Turismo de Portugal de meios financeiros extraordinários, no quadro das medidas de combate à crise económica e financeira global, e inclui a inserção de publicidade em meios de comunicação social e a afixação de cartazes em outdoors em Madrid, bem como a disponibilização de um canal de promoções no portal internacional de turismo (www.visitportugal.com), facilitando o acesso do consumidor final a promoções comerciais de férias em Portugal, oferta essa directamente inserida no sistema informático pelas empresas turísticas nacionais. Por outro lado, os suplementos de viagens do El País e do La Razon passaram a conter regularmente reportagens sobre os nossos destinos turísticos regionais, bem como notícias sobre eventos musicais, desportivos e de animação capazes de atraírem turistas espanhóis a Portugal.

O objectivo da campanhaDescubre un Portugal más grande” foi tornar Portugal ainda mais prioritário entre os destinos de férias favoritos dos espanhóis, além de constituir um instrumento de apoio à venda de férias para o País. Actualmente estão a ser especialmente promovidos na edição em língua espanhola do Portal www.visitportugal.com a grande Exposição Internacional Encompassing the Globe, patente no Museu Nacional de Arte Antiga até Outubro próximo, o Festival Angra Jazz, nos Açores, o Moto GP do Estoril que costuma atrair dezenas de milhares de espanhóis ao Autódromo, e o Portugal Masters em golfe, que terá lugar no Algarve, uma das maiores realizações do calendário mundial de golfe.

Desde o início do ano, a promoção de Portugal em Espanha passou por uma presença marcante na maior feira mundial do sector (FITUR 2009, realizada em Janeiro em Madrid), onde Portugal dispôs de um dos maiores pavilhões e usou como tema os eventos mais representativos realizados no nosso País.

Outro importante foco promocional foi a divulgação da gastronomia portuguesa e o trabalho dos Chefes de cozinha nacionais em eventos de referência (Fórum Girona ou o certame Milesime, que ocorrerá em Madrid já no próximo mês) ao mesmo tempo que teve também lugar uma Semana Gastronómica de Portugal em todos os armazéns do El Corte Inglês em Espanha, com pratos portugueses nas ementas diárias ao dispor dos milhares de frequentadores daqueles grandes armazéns.

De grande relevo em termos de visibilidade e comunicação foi também a participação do Turismo de Portugal no evento Portugal Con(vida), promovido em Junho pelo Consulado de Portugal em Barcelona, onde tiveram lugar exposições de artes plásticas, incluindo a exibição na zona central de Barcelona de uma peça de grande formato do escultor português Xana (actualmente exposta no Museu da Electricidade, em Lisboa), concertos como o de Katia Guerreiro ou conferências do Arq.º Eduardo Souto de Moura e de Guta Moura Guedes, responsável do ArtAlgarve (vertente arte contemporânea do ALLGARVE) e da ExperimentaDesign.

No ano passado, o mercado espanhol foi o 3.º maior em termos de geração de receitas (contribuindo com mais de mil milhões de euros para o produto do turismo em Portugal) e o terceiro em número de dormidas em Portugal (tendo sido responsável por mais de 3 milhões).



  • 2009
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Portugal
  • Promoção do destino
  • Campanha
  • Gastronomia
  • FITUR
  • Madrid (Espanha)
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image