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Controlo orçamental do Turismo de Portugal: reconhecido como boa prática no sector público

Notas de imprensa

13.10.2010

​​​​​​​​​​​O Turismo de Portugal foi nomeado para o Prémio Boas Práticas no Sector Público, com o seu sistema de monitorização online do desempenho financeiro, para a categoria “Informação de Gestão”. Esta aplicação electrónica permite o acesso fácil, rápido e em tempo real de toda a organização à informação financeira vital para o funcionamento do Instituto, garantindo a melhor utilização e controlo dos recursos disponíveis e responsabilização dos seus dirigentes.

Com o “Dashboard SICGesT - Sistema Integrado de Monitorização Online” é possível acompanhar, interpretar e representar graficamente a informação financeira concentrada no SICGesT (sistema de contabilidade e controlo de gestão), ligando todas as fases do processo, desde a elaboração do orçamento e de propostas à subsequente execução e controlo.

O projecto agora nomeado possibilita, a qualquer momento, uma análise eficaz e eficiente da execução orçamental do Instituto, ao comparar a evolução das receitas e das despesas com os valores orçamentados e com o exercício anterior. É ainda possível obter indicadores de performance das actividades por área, como o número de facturas recebidas ou prazos médios para pagamentos, conferência e de aprovação de documentos.

Este sistema é mais um passo na estratégia seguida pelo Turismo de Portugal nos últimos anos para desmaterialização e simplificação de processos e procedimentos na organização. E a nomeação para o Prémio é mais um reconhecimento de que o Instituto está na linha da frente do controlo orçamental na Administração Pública.

Pela terceira vez, as transformações tecnológicas e de desburocratização do Instituto são reconhecidas no âmbito deste Prémio. Na segunda edição o Turismo de Portugal venceu na categoria Atendimento a Clientes”, com o projectoAtendimento aos Investidores em Turismo – um Sistema Interactivo”.​

​No ano passado o sistema integrado de contabilidade e controlo de gestão do Instituto - SICGest - foi nomeado para a categoria “Melhoria de Processos”.

A 8.ª edição do Prémio Boas Práticas do Sector Público conta com 40 nomeados, entre 125 projectos candidatos. Este ano, há 15 categorias a concurso, em áreas como a redução de custos, cooperação, informação de gestão, serviço ao cidadão, gestão da mudança ou melhoria de processos.

Lançado em 2002, o Prémio Boas Práticas do Sector Público é uma iniciativa da Deloitte, desenvolvida em colaboração com o Diário Económico, o Instituto Nacional da Administração Pública (INA) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que promove a partilha de conhecimentos através da divulgação e distinção de projectos que melhoraram a prestação do Estado.

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